Iamspe oferece curso de orientação a diabéticos

Doença é uma das principais causas de morte no Brasil

qui, 30/05/2013 - 10h09 | Do Portal do Governo

Para auxiliar no tratamento da diabetes, o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) oferece um curso de orientação aos pacientes e seus familiares, organizado pelo Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

“Sabemos que aproximadamente 20% dos nossos usuários são diabéticos. A doença está diretamente relacionada à perda da qualidade de vida e é uma das principais causas de morte no Brasil”, afirma a enfermeira Harumi Takei Cussuara, do grupo de diabetes do HSPE.

Observando estes dados, o Iamspe, através do Serviço de Endocrinologia e Metabologia, criou em 2008 o curso de orientação para diabéticos, com o objetivo de auxiliar no tratamento da doença através de informações que ajudem a melhorar o controle da doença, reduzindo complicações agudas e crônicas e melhorando a qualidade e a sobrevida dos pacientes.

“É necessário alimentar-se corretamente, incluindo na alimentação todos os nutrientes recomendados, manter-se sempre bem hidratado e praticar atividade física regularmente, desde que não haja nenhuma contra indicação médica”, afirma o dr. Evandro de Souza Portes, diretor do Serviço de Endocrinologia e Metabologia do HSPE.

O Iamspe oferece dois cursos por mês. Em junho, eles estão previstos para começar nos dias 6 e 20. As inscrições são gratuitas. Mais informações no Ambulatório da Endocrinologia, pelo telefone (11) 5583-7001.

Do Iamspe