Iamspe lança nova edição de Manual de Prevenção de Quedas

Mudanças simples na rotina são fatores importantes de prevenção, afirmam especialistas

seg, 10/11/2014 - 9h02 | Do Portal do Governo

O Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) está lançando uma versão atualizada do Manual de Prevenção de Quedas, agora com mais informações para aumentar a segurança e evitar acidentes no dia-a-dia.

Mudanças simples na rotina são fatores importantes de prevenção, como, por exemplo, utilizar tapetes antiderrapantes no banheiro e no restante da casa, sapatos com solado de borracha e manter um abajur ou interruptor de luz ao lado da cama para evitar levantar-se no escuro durante a noite.

Alterações fisiológicas, como diminuição da visão e da audição; doenças como osteoporose e labirintite e questões relacionadas ao ambiente podem colaborar para o aumento no número de quedas.

Para a fisioterapeuta Daniela Chiossi e a terapeuta ocupacional Tatiana Couto, o risco de quedas aumenta com a idade e quando já ocorreram tombos anteriores, pois, nestes casos, existe a presença de fatores de risco e uma perda da confiança na realização de suas atividades do dia-a-dia.

“É preciso que a família, os cuidadores e os profissionais da saúde reconheçam que a prevenção de quedas é um fator importante para a recuperação da saúde”, afirmam.

O Manual de Prevenção de Quedas, elaborado pelo Núcleo de Segurança do Paciente e Programa Integralidade, reúne informações para promover uma maior qualidade de vida ao idoso e está disponível no site do Iamspe.

Do Iamspe