Iamspe lança nova edição de manual de orientação ao paciente com câncer

Dia nacional de combate à doença é celebrado em 27 de novembro

ter, 26/11/2013 - 14h49 | Do Portal do Governo

Celebrado em 27 de novembro, o Dia Nacional de Combate ao Câncer foi criado para conscientizar a população sobre a doença, a prevenção e o tratamento. Por isso, o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) está lançando uma versão atualizada do “Manual de Orientação para Pacientes em Tratamento Quimioterápico”.

O conteúdo da publicação contou com o apoio de vários profissionais das áreas de tratamento do câncer e pode ser acessado no site do Iamspe.

Segundo o diretor do Serviço de Oncologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), Otávio Gampel, o avanço no tratamento da doença pode ser atribuído às medidas de prevenção e adoção de novos medicamentos.

“Ter uma alimentação balanceada com pouca gordura, rica em frutas, verduras, grãos e fibras, baixo consumo de álcool, não fumar e praticar exercícios físicos ajudam a prevenir o câncer”, afirma o médico.

O especialista lembra que o diagnóstico precoce e o uso de novos medicamentos representaram avanços no tratamento, possibilitando maior sobrevida e até mesmo a cura do paciente.

As drogas monoclonais (reprodução de anticorpos clonados), os quimioterápicos e as drogas-alvo (atacam as células cancerígenas e preservam as saudáveis) estão entre os principais recursos de tratamento.

O câncer é a multiplicação descontrolada e sem finalidade de células e pode ocorrer em qualquer parte do corpo. A leucemia e os linfomas são os mais agressivos, mas também podem ser curáveis. Outros tipos de câncer têm alta chance de cura se diagnosticados precocemente, como os de mama, intestino, pulmão e rim.

Segundo Otávio, a prevenção não é eficaz nos casos de leucemia, linfoma e tumores do sistema nervoso central, mas sempre vale a recomendação de buscar melhor qualidade de vida.

O fator hereditariedade também deve ser considerado: é relevante o histórico de câncer na família, em especial para o cólon, reto, útero, mama e próstata, por exemplo.

“A atenção deve ser redobrada nesses casos porque as medidas preventivas são mais eficientes”, conclui o médico.

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Gestão Pública, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Ceamas (Centros de Assistência Médico-Ambulatorial), e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 130 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, além de 3.000 médicos em 200 cidades paulistas, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

Do Iamspe