Iamspe lança campanha para prevenir câncer de pele

Hospital do Servidor Estadual realizará exames no dia 30 de novembro; em 2010, o Brasil registrou 1.507 mortes em decorrência da doença

qui, 28/11/2013 - 9h10 | Do Portal do Governo

Para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), realizará em 30 de novembro uma campanha para prevenir a doença.

Na ocasião, o Serviço de Dermatologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), localizado na zona sul de São Paulo, realizará o exame preventivo entre 9h e 13h, no ambulatório do andar térreo.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil registrou 1.507 mortes em 2010 em decorrência da doença.

“O câncer de pele é um crescimento descontrolado e anormal das células que compõem a pele. Os principais sintomas da doença são manchas assimétricas, com cores em sua maioria marrom ou preta, com bordas irregulares e avermelhadas em algumas partes”, afirma o diretor do serviço no HSPE, José Alexandre Sittart.

Algumas pessoas têm mais chances de desenvolver o câncer, entre elas as portadoras de albinismo, sardentas, com pele muito clara ou com histórico da doença na família. Outro fator que contribui para a doença é a contínua exposição ao sol, que deve ser evitada das 10h às 16h.

“Mesmo durante o horário adequado é necessário utilizar proteção, como chapéu, guarda-sol, óculos escuros e filtros solares com fator de proteção 15 ou mais. Quando o câncer está instalado, são utilizadas cirurgia, quimioterapia e radioterapia como tratamento, dependendo do tipo e estágio da doença”, destaca o médico.

Muitas pessoas desconhecem que possuem a doença, acreditando ser apenas um hematoma, segundo o dermatologista. “O câncer, se descoberto no início, possui maiores chances de cura. E, em muitos casos, sem deixar sequelas”, ressalta.

O atendimento no HSPE será aberto ao público geral no dia da campanha. No entanto, os pacientes diagnosticados com câncer de pele que não são conveniados ao Iamspe serão encaminhados a hospitais próximos, para realizar uma possível biopsia e, assim, receber acompanhamento médico.

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Gestão Pública, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Ceamas (Centros de Assistência Médico-Ambulatorial), e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 130 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, além de 3.000 médicos em 200 cidades paulistas, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

Do Iamspe