Iamspe faz alerta para os males do açúcar

Uso excessivo do produto está entre as principais causas de doenças crônicas e degenerativas

qui, 26/06/2014 - 9h10 | Do Portal do Governo

Consumir açúcar em excesso é tão prejudicial quanto abusar de bebidas alcoólicas, afirma a nutricionista Ana Paula Camargo, do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe).

O uso excessivo do produto está diretamente ligado ao surgimento de diversas doenças crônicas e degenerativas. Segundo a especialista, o açúcar é responsável pelo envelhecimento das células, causando doenças como diabetes, obesidade, câncer e Alzheimer.

Ana Paula ressalta que a sacarose também é um dos grandes responsáveis pela esteatose hepática, doença que atinge 2 em cada 8 atendimentos que ela realiza, e que geralmente se dá pelo consumo excessivo de álcool.

A especialista afirma que as pessoas devem se atentar não somente ao açúcar que adicionam às refeições, mas também aos produtos industrializados que já vem adoçados, como biscoitos, refrigerantes e sorvetes, entre outros.

“Da mesma forma que o sal e a gordura estão escondidos nas fórmulas dos produtos industrializados, o açúcar também está. Devemos sempre dar preferência aos produtos naturais”, destaca.

No dia-a-dia, ela recomenda substituir o açúcar por adoçantes naturais, encontrados nas frutas, mel, ou mesmo o açúcar mascavo, que, por não ser refinado, mantém seus nutrientes. No entanto, ressalta que seu consumo também deve ser moderado.

Outra opção para substituir o açúcar refinado é o adoçante, facilmente encontrado nos supermercados.

“Desde que consumido moderadamente, o adoçante não faz mal à saúde. O ideal é reduzir ou substituir a quantidade diária de açúcar para que, com o tempo, o organismo não sinta a necessidade do doce.”

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Gestão Pública, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Ceamas, e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 140 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, além de 3.000 médicos em 200 cidades paulistas, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

Do Iamspe