Iamspe faz alerta para doenças oculares

60% dos idosos atendidos no Hospital do Servidor Público Estadual sofrem de catarata, afirma especialista

qua, 07/05/2014 - 12h36 | Do Portal do Governo

Em comemoração ao Dia do Oftalmologista, celebrado em 7 de maio, o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) faz um alerta à população para o risco de problemas oculares.

Doenças como catarata, glaucoma e retinopatia diabética são as mais frequentes entre os pacientes atendidos no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE). O Iamspe atende 10% da população idosa do Estado e 60% dos pacientes internados no HSPE são da terceira idade.

De acordo com o diretor do Serviço de Oftalmologia do HSPE, Pedro Durães, o número de idosos com catarata no hospital equivale a 60%, enquanto 20% sofrem de glaucoma, 10% de retinopatia diabética e 10% de outras doenças.

Segundo o médico, as pessoas que não possuem nenhum problema ocular também devem procurar o oftalmologista, pelo menos uma vez ao ano.

“Doenças como hipertensão e diabetes podem provocar complicações oculares, pois elas fragilizam os vasos sanguíneos dos olhos, acarretando sangramento e descolamento de retina. Para este tipo de paciente, recomenda-se que compareça ao oftalmologista com mais frequência durante o ano, dependendo da gravidade da doença”, explica.

O especialista recomenda que as pessoas utilizem sempre óculos escuros em ambientes abertos, pois eles protegem dos raios ultravioletas, que podem causar ou acelerar diversas doenças.

Além disso, recomenda uma alimentação saudável, rica em frutas e verduras, principalmente as compostas por vitamina A.

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Gestão Pública, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Ceamas, e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 140 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, além de 3.000 médicos em 200 cidades paulistas, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

Do Iamspe