Iamspe faz alerta no Dia Mundial do Diabetes

Especialista afirma que enfermidade atinge uma entre cinco pessoas com mais de 65 anos

sex, 14/11/2014 - 14h39 | Do Portal do Governo

No Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) alerta sobre a doença.

“O diabetes é uma das enfermidades mais prevalentes na população, chegando a acometer pelo menos uma entre cinco pessoas com mais de 65 anos”, afirma o diretor do Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), Evandro de Souza Portes.

Diversas são as complicações desencadeadas pela persistência da glicose acima dos níveis considerados normais no sangue. As doenças cardiovasculares (infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral e insuficiência vascular periférica), a insuficiência renal e a retinopatia (que leva à perda da visão) estão entre as mais importantes.

“Não podemos deixar de citar as neuropatias, a disfunção sexual, os distúrbios gastrointestinais e as doenças osteoarticulares e musculares que acometem o paciente com hiperglicemia não tratada”, explica.

Os fatores que desencadeiam o diabetes são múltiplos e, por este motivo, o tratamento pode diferir bastante, principalmente em relação ao tipo e à dose da medicação a ser utilizada.

Para que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida, evitando as complicações citadas, ele deve sempre buscar uma forma de controlar a sua glicemia. A equipe de saúde que atende ao diabético auxilia neste controle.

“Entretanto, é fundamental o envolvimento não apenas do paciente, mas também dos seus familiares e amigos, no sentido de colocar em prática os conhecimentos passados pelos profissionais, buscando manter a base do tratamento: alimentação saudável, atividade física apropriada e medicação, na forma, dose e horários prescritos”, finaliza o médico.

Do Iamspe