Iamspe discute ações para promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas

Seminário tem inscrições gratuitas abertas para servidores estaduais, coordenadores e interlocutores do Prevenir

sex, 23/08/2013 - 9h09 | Do Portal do Governo

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) promove no dia 25 de setembro, a partir das 8h, o 6º Seminário Temático Estadual de Promoção e Proteção à Saúde do Servidor. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 20 de setembro.

O evento discutirá o quadro atual das doenças crônicas não transmissíveis na população, o papel dos programas de prevenção, a implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde no Estado de São Paulo e a relação entre saúde mental e trabalho.

Entre os convidados estão o coordenador da Área de Doenças Crônicas Não Transmissíveis da Organização Panamericana de Saúde, prof. Dr. Lenildo de Moura. Também estarão presentes professores doutores da Universidade de São Paulo (USP) e da Secretaria de Estado da Saúde para falar do tema.

O público-alvo são os coordenadores e interlocutores de promoção da saúde do Programa Prevenir Iamspe das sedes na capital, regionais e unidades das secretarias estaduais, além dos usuários do Iamspe.

Durante o encerramento será divulgado o resultado do “1º Prêmio Prevenir de Promoção e Proteção à Saúde”. O objetivo do projeto foi reconhecer práticas e projetos inovadores que resultam em melhoria da qualidade de vida dos servidores públicos estaduais.

O Programa Prevenir Iamspe organiza o evento, que acontecerá no Auditório do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo.

Informações podem ser obtidas pelo e-mail prevenir@iamspe.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 4573-8405, das 9h às 16h. As inscrições podem ser feitas aqui.

Programa de Crônicos

Quase 30 mil usuários do Iamspe são acompanhados hoje pelo Programa de Gerenciamento de Crônicos em 17 ambulatórios instalados no interior do Estado de São Paulo.

São pacientes que possuem doenças crônicas como diabetes, hipertensão, problemas osteomusculares, osteoporose e altas taxas de colesterol e triglicérides. Eles são acompanhados pelos profissionais de saúde dos Centros de Assistência Médico Ambulatorial (Ceamas), recebem medicamentos e avaliações de enfermagem e médica rotineiramente, inclusive à distância por telefone, o que é um diferencial.

“Estudos da equipe do Iamspe que coordena o Programa aponta que 92,2% dos pacientes atendidos pelo Gerenciamento do Paciente Crônico apresentaram melhora ou conseguiram manter a doença controlada, evitando, assim, o agravamento dos casos e a entrada dessas pessoas em pronto-socorros”, afirma a diretora do Centro de Promoção e Proteção à Saúde – Prevenir, Dra. Mirian Matsura Shirassu.

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Gestão Pública, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país e beneficia 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Centros de Assistência Médico-Ambulatorial (Ceamas), e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 130 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição.

Do Iamspe