Iamspe celebra Dia Nacional do Combate ao Glaucoma com alerta sobre os riscos da doença

Glaucoma atinge 20% dos idosos atendidos no Hospital do Servidor Público Estadual

seg, 26/05/2014 - 12h33 | Do Portal do Governo

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) celebra o Dia Nacional do Combate ao Glaucoma, comemorado em 26 de maio, com um alerta à população sobre os riscos da doença.

O glaucoma é causado pela elevação da pressão intraocular, que gera lesões no nervo ótico e comprometimento visual. Quando descoberta no início, o tratamento pode ser feito com uso de colírio. Em casos mais graves, por meio de laser ou cirurgia. O tratamento inadequado ou a falta de cuidados podem levar à cegueira.

A doença atinge cerca de 20% dos idosos atendidos no Serviço de Oftalmologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE). O Iamspe atende 10% da população idosa do Estado e 60% dos pacientes internados no HSPE são da terceira idade.

O glaucoma é mais comum a partir dos 40 anos e, de acordo com o diretor do Serviço de Oftalmologia do HSPE, Pedro Durães, é mais frequente em negros, diabéticos e usuários de cortisona (medicamentos imunossupressores).

“Por ser uma doença que não apresenta sintomas, é importante que todos procurem o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. Pacientes com hipertensão e diabetes devem visitar o especialista com mais frequência, dependendo da gravidade da doença”, explica.

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Gestão Pública, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Ceamas, e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 140 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

Do Iamspe