Iamspe celebra Dia Mundial do Rim com ações educativas e preventivas

Usuários e população em geral poderão fazer exames e receber orientações nesta quinta-feira, 13 de março

qua, 12/03/2014 - 12h41 | Do Portal do Governo

Em comemoração ao Dia Mundial do Rim, o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), realizará ações educativas e preventivas no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), dia 13 de março, das 8h às 16h30.

Na ocasião, haverá distribuição de material informativo, além de pequenas consultas em pessoas consideradas do grupo de risco: hipertensos, diabéticos, maiores de 50 anos, pessoas que fazem uso crônico de medicamentos sem prescrição médica e quem tem portadores de doença renal na família.

Além disso, durante todo o dia, equipes multidisciplinares farão a verificação de pressão arterial, medidas de glicemia capilar e exames de fitas de urina para a detecção de sangue e albumina (proteína), além da distribuição de folhetos informativos e palestras dirigidas ao público, em que serão abordadas as funções dos rins, as principais situações de agressão renal e as orientações de como prevenir as lesões renais.

A doença renal crônica é caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções renais.

“Sem um diagnóstico preciso, a maioria dos pacientes morre sem sequer ter acesso à diálise, o principal tratamento da doença em estágio avançado”, afirma o nefrologista Daniel Rinaldi dos Santos, médico do Serviço de Nefrologia do HSPE, coordenador da Residência Médica em Nefrologia e presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Os desfechos mais alarmantes da doença renal crônica são a mortalidade por doença cardiovascular e a necessidade de transplante.

Sociedade Brasileira de Nefrologia

Fundada em agosto de 1960, a Sociedade Brasileira de Nefrologia conta hoje com 3.100 associados em todo o país. O objetivo da entidade é congregar médicos e profissionais da saúde em torno da nefrologia, promovendo o crescimento da especialidade, por meio do apoio aos profissionais, o incentivo a projetos científicos e educacionais, colaboração com as demandas das sociedades médicas afins e com as demandas governamentais, no sentido de garantir à sociedade universalização do acesso à saúde renal.

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Gestão Pública, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Ceamas, e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 140 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

Do Iamspe