Iamspe celebra Dia Mundial de Conscientização de Violência contra o Idoso com palestras

Evento para usuários do Instituto acontece no dia 6 de junho

ter, 03/06/2014 - 9h10 | Do Portal do Governo

Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização de Violência contra o Idoso, celebrado em 6 de junho, o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) promoverá palestras sobre o tema no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), localizado na região do Ibirapuera, na capital.

O evento, com início às 9h30 e término previsto para as 12h, é aberto aos usuários do Iamspe e ocorrerá no Anfiteatro A, localizado no 15º andar do HSPE. O médico e diretor do Serviço de Geriatria do HSPE, Maurício de Miranda Ventura, falará sobre o “Conceito de Violência contra o Idoso”. O delegado titular da 5ª Delegacia Especializada em Proteção ao Idoso, Aleksiej Haponczuk, por sua vez, ministrará palestra sobre “Violência contra o idoso: uma visão prática”.

Os idosos podem ser vítimas de vários tipos de violência, além da física e da sexual. O abuso abrange também a violência psicológica, abandono, negligência e aproveitamento financeiro. Essas situações ocorrem dentro das relações de convívio do idoso, o que dificulta sua detecção.

Em setembro de 2013, o Iamspe lançou um manual para prevenir o desrespeito e a violência contra os idosos. O material reúne esclarecimentos e dá dicas de como lidar com situações de riscos.

– Acesse a cartilha online

Do Iamspe