Iamspe alerta sobre os males da tuberculose

Pacientes com febre e tosse produtiva por mais de 15 dias devem procurar um serviço de saúde, alerta especialista

sex, 23/01/2015 - 20h09 | Do Portal do Governo

O Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) faz um alerta para os males da tuberculose, doença que provoca aproximadamente 5 mil mortes por ano.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil está na 17º posição entre os 22 países responsáveis por 80% dos casos de tuberculose no mundo.

A infectologista Andrea Lucia de Almeida afirma que a doença pode ser transmitida de uma pessoa para outra e alerta sobre os sintomas para diagnosticá-la.

“A tuberculose é uma doença de transmissão respiratória. Por exemplo, uma pessoa doente pode transmitir para outra pessoa sem cobrir a boca perto da mesma. Além disso, pacientes com febre e tosse produtiva por mais de 15 dias devem procurar um serviço de saúde e realizar radiografia do tórax e exames de escarro para pesquisa da bactéria”, explica.

A médica destaca ainda que qualquer indivíduo pode contrair a tuberculose, embora profissionais de saúde estejam mais sujeitos à doença. Além disso, Andrea conta que a vacina BCG, aplicada no nascimento, só protege contra formas graves da doença.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que a tuberculose afete 9 milhões de pessoas no mundo, sendo que 3 milhões não sabem que estão com o vírus.

O tratamento dura em torno de seis meses e são necessários exames de escarro de controle periodicamente.

Alguns dos sintomas da tuberculose são tosse seca, falta de apetite, emagrecimento e fraqueza.

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Gestão Pública, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Centros de Assistência Médico-Ambulatorial (Ceamas), e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 140 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

Do Iamspe