Iamspe alerta sobre a importância do Teste do Pezinho para a saúde do bebê

Exame ajuda na identificação de doenças e no tratamento precoce

seg, 20/06/2016 - 9h12 | Do Portal do Governo

O Teste do Pezinho é realizado nos primeiros dias de vida do bebê (entre as primeiras 48 horas e o 5º dia). A coleta de sangue, feita pelo calcanhar, pode detectar alguma doença genética ou congênita.

O exame é obrigatório no país e identifica seis patologias: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemias congênita e falciforme, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia supra-renal congênita.

No Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), o Teste do Pezinho é rotina e sem custo para os usuários. De acordo com Helenilce de Paula Fiod Costa, neonatologista do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), o exame é um aliado na saúde do bebê.

“O Teste do Pezinho é importante na prevenção precoce de doenças congênitas, principalmente em relação ao hipotireoidismo e fenilcetonúria, que podem trazer déficit no desenvolvimento da criança e deficiência mental. Por isso, os pais precisam ficar atentos e, se necessário, exigir o exame”, explica a neonatologista do HSPE.

Do Iamspe