Iamspe alerta para consumo e conservação de alimentos no verão

Ovos devem ser bem cozidos e os alimentos crus higienizados adequadamente, afirma especialista

sex, 10/01/2014 - 20h03 | Do Portal do Governo

Por conta do verão, o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) faz um alerta para o consumo e a conservação dos alimentos, uma vez que os problemas digestivos, como as gastroenterites agudas e as infecções bacterianas, são comuns com o calor intenso.

Segundo a gastroenterologista do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) Debora Poli, nesta época do ano, os ovos devem ser bem cozidos e as frutas, verduras e legumes lavadas e higienizadas adequadamente.

“As carnes de todo o tipo também devem ser conservadas corretamente. Outro alimento frequentemente consumido nesta época do ano e que oferece risco são as ostras e os mariscos. É importante verificar a procedência desses alimentos, que são consumidos crus”, adverte a médica.

A recomendação é que se opte por alimentos ricos em água nesta época de altas temperaturas. Para manter a hidratação, pode-se abusar do consumo de água pura ou de coco, bebidas isotônicas, sucos naturais e chás (evitar os chás preto e mate, que contêm grande quantidade de cafeína) e também de frutas, em especial melancia e melão.

“Os refrigerantes são ricos em açúcares e não são recomendados pelo teor calórico e nos casos de diarreia. Já o álcool, por si só, é um agente agressor da mucosa (revestimento interno) do aparelho digestivo. Qualquer forma de bebida alcoólica pode apresentar quadro de gastrites e piora do refluxo, com a típica sensação de queimação ou azia, até dor abdominal e diarreia. É o grande responsável por desidratação e toda aquela sensação de ressaca. O consumo excessivo de álcool pode levar à hepatite aguda e mais tardiamente à cirrose”, explica a dra. Debora.

Outra questão importante é o cuidado com os idosos e as crianças, que são mais suscetíveis a problemas de saúde por serem mais frágeis e com maior propensão à desidratação.

“Caso a pessoa, de qualquer idade, apresente algum sintoma de problema gastrointestinal, é recomendável procurar um médico especialista que poderá indicar o tratamento adequado”, finaliza a médica.

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Gestão Pública, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Ceamas, e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 130 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

Do Iamspe