Humanização é tema de congresso do HC e da Faculdade de Medicina da USP

Evento será realizado no Centro de Convenções Rebouças e contará a presença de especialistas internacionais

qui, 27/03/2014 - 12h28 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas e a Faculdade de Medicina da USP promovem nos próximos dias 31 de março e 1º de abril o Congresso Internacional de Humanidades e Humanização em Saúde. O evento, no Centro de Convenções Rebouças, marca o início das comemorações dos 70 anos do HC-FMUSP (19 de abril).

Participam do congresso profissionais de diversas áreas, com o objetivo de promover reflexões e conversas sobre a humanização nos serviços de saúde e o papel das humanidades na formação profissional.

Presidido pelo diretor da FMUSP, professor Giovanni Guido Cerri, o evento terá início às 8h do dia 31. “A humanização é uma questão fundamental na Medicina. Ela é não apenas uma preocupação, mas uma prática diária no HC. Mas é fundamental avançarmos cada vez mais nessa área, e o Congresso será uma oportunidade fundamental para a reflexão e o fortalecimento dessa prática”, afirma Cerri.

O encontro é destinado a profissionais e estudantes da área da saúde, todos os envolvidos na formação de alunos, gestores de serviços e demais interessados nos temas tratados no congresso. Cerca de mil pessoas já estão inscritas.

Na programação, além de professores renomados nessa temática no Brasil, participarão três palestrantes estrangeiros que são autoridades mundiais em humanização: Isabel Fernandes, professora catedrática na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, diretora do Centro de Estudos Anglísticos da mesma universidade e responsável científica pelo projeto interdisciplinar Narrativa & Medicina; Diego Gracia, MD, PhD e professor emérito de História da Medicina e Bioética da Escola de Medicina da Universidade Complutense de Madri, e Arno K. Kumagai, M.D. , professor na Escola de Medicina da Universidade de Michigan, EUA.

O Centro de Convenções Rebouças fica na avenida Doutor Enéas de Carvalho Aguiar, 23, Cerqueira César, na zona oeste da capital. Mais informações no site do Congresso

Da Secretaria da Saúde