HSPE realiza campanha de prevenção das doenças do rim no dia 14 de março

Organizado pelo Serviço de Nefrologia do hospital, o evento faz parte da Campanha do Dia Mundial do Rim

qua, 06/03/2013 - 12h32 | Do Portal do Governo

O Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) promove no dia 14 de março uma campanha de prevenção às doenças renais voltada para interessados maiores de 18 anos. Serão realizados, gratuitamente, exames de urina e de glicose no sangue. Os resultados saem na hora.

Organizado pelo Serviço de Nefrologia do HSPE, o evento faz parte da Campanha do Dia Mundial do Rim promovida pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, cujo lema este ano será “Pare de agredir seu rim!”

O objetivo da campanha é mostrar para a população que é possível evitar doenças renais adotando medidas de prevenção e reduzindo fatores de risco como hipertensão e diabetes, além de adotar atitudes saudáveis como beber água, reduzir o sal na comida, perder peso e fazer exercício físico.

No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas têm alguma disfunção renal, sendo que a maioria desconhece esta realidade. Atualmente temos 100 mil brasileiros que fazem diálise. Os dados são do último censo da Sociedade Brasileira de Nefrologia, realizado em 2011.

Dentre o público-alvo da campanha estão portadores de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, além das pessoas com histórico familiar de problemas renais e idosos.

O atendimento durante a campanha prevê a aplicação de um questionário aos participantes sobre o quadro clínico de saúde e histórico familiar, a verificação da pressão arterial, além de exame de urina – para verificar a perda de proteína e sangue – e a medição da dosagem da glicemia. Durante o evento, serão realizadas palestras sobre as funções dos rins e como prevenir as doenças renais.

Os usuários do Iamspe que apresentarem alterações serão encaminhados ao ambulatório de Nefrologia do HSPE, se necessário. Os não usuários serão orientados a procurar serviços de saúde da rede pública.

Serviço

Quando: 14 de março de 2013

Onde:  HSPE – 1º andar do prédio do pronto-socorro – Rua Pedro de Toledo, 1.800 – Vila Clementino – São Paulo/SP

Horário: das 8h às 16h

Gratuito. Aberto ao público com idade a partir de 18 anos.

Do Iamspe