Hospital Pérola Byington inaugura ‘Cantinho da Rapunzel’

Espaço foi criado em decorrência do Projeto Rapunzel Solidária, que atua desde 2014 arrecadando doações de cabelo e distribuindo perucas para mulheres vítimas de câncer

qua, 09/03/2016 - 9h11 | Do Portal do Governo

O Hospital Pérola Byington, unidade da Secretaria de Estado da Saúde na capital paulista, inaugurou nesta terça-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, o “Cantinho da Rapunzel”. A área será destinada para uma oficina de perucas, com profissionais treinados que farão desde a coleta da doação de cabelos até a confecção e entrega de perucas para pacientes que perdem os cabelos em decorrência de tratamentos médicos.

Além do espaço, houve ampliação do Cantinho da Beleza, onde as pacientes podem cortar o cabelo, fazer a sobrancelha, maquiagem e esmaltação das unhas. São iniciativas da equipe de humanização da unidade para aumentar a autoestima das pacientes vítimas de câncer.

Além da inauguração do cantinho da beleza, estão prevista outras ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher no decorrer do mês. As pacientes irão receber workshops de maquiagem, ganharão batons e brindes de empresas parceiras e participarão da palestra “A dança como elemento transformador”, que contará com uma apresentação de dança. As funcionárias do hospital também serão homenageadas e irão receber workshops de maquiagem (programação completa aqui).

O Pérola Byington, unidade de saúde da mulher, é uma das principais referências em tratamento de câncer de mama e ginecológico. A unidade recebe pacientes de todo o Estado de São Paulo e anualmente realiza, em média, 14,5 mil sessões de quimioterapia, que tem como um dos efeitos colaterais a perda do cabelo. Por isso, o Hospital aderiu ao Projeto Rapunzel Solidária.

O Projeto tem como objetivo ajudar mulheres que perdem o cabelo em decorrência de tratamentos médicos, como a quimioterapia, através da coleta de doação de cabelo humano e confecção de perucas. A arrecadação de cabelo tem crescido: em 2014, foram 2,1 mil doações e em 2015 ano, até setembro foram mais 4,2 mil. A entrega de perucas prontas saltou de 3 para cerca de 15 mensalmente. Até hoje, a iniciativa já ajudou mais de 190 mulheres, entre elas 60 pacientes do Pérola, levando além da peruca, alegria, autoestima e esperança.

Todas as pacientes do Hospital que irão passar por tratamento de quimioterapia podem se inscrever pra receber a doação de uma peruca. “Além disso, as próprias pacientes têm procurado para doar o cabelo antes dele começar a cair, assim, ajudam outras mulheres na mesma situação antes de serem ajudadas, é uma superação incrível” complementa Carmelina Amadei, coordenadora do Núcleo de Humanização do Pérola Byington.

Na página do projeto no Facebook constam todas as informações para quem deseja participar doando cabelo. Qualquer mulher pode enviar por correio a sua doação, que é transformada em peruca e entregue as pacientes. Além disso, há 140 Salões Amigos do Projeto e um ponto de coleta dentro do Hospital Pérola Byington.

Secretaria da Saúde