Hospital do Servidor Público Estadual realiza semana de prevenção de quedas em idosos

Ações acontecem a partir desta segunda-feira, dia 17 de junho

seg, 17/06/2013 - 9h11 | Do Portal do Governo

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) promove a partir desta segunda-feira, 17 de junho, uma semana inteira de prevenção de quedas em idosos.

Durante cinco dias, o Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), que atende 10% da população idosa de todo o Estado, promoverá atividades práticas e educativas sobre a questão. O tema escolhido pela ONG inglesa Help the Aged para 2013 é “Prevenção de Quedas e Cuidado com os Pés”.

Todos os usuários do Iamspe poderão participar. As atividades terão dois focos: distribuição de mini cartilha para os pacientes internados, com orientações específicas para prevenção de quedas durante a hospitalização; e workshops de 17 a 21 de junho no saguão do pronto-socorro, das 10h às 12h, para os pacientes ambulatoriais com orientação multidisciplinar.

Haverá também uma palestra no dia 17, às 11h, ministrada pelo geriatra Leonardo Piovesan no espaço destinado ao Programa de Atenção ao Idoso (PAI).

As quedas merecem uma atenção especial. Além dos impactos físicos, como ferimentos e fraturas, a saúde emocional também é afetada, como o medo de uma nova queda e a diminuição das atividades realizadas, influenciando, portanto, na qualidade de vida dos idosos.

Além da realização da Semana Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos, o Programa Integralidade do Iamspe destaca a “Vigilância e Prevenção de Quedas”, que inclui nova ficha de notificação de quedas de pacientes internados, capacitação da equipe para identificá-las e classificação de risco para quedas.

Algumas inovações estão sendo realizadas pelo Iamspe com foco no tema, como “Avaliação Multidisciplinar Pós-Queda” e “Painéis com Orientações Educativas”, distribuídos pelo complexo hospitalar com orientações para prevenção de quedas na instituição.

O Iamspe disponibiliza ainda uma “Cartilha de Quedas”, que é distribuída pelo hospital e está disponível para download no site do Instituto.

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Gestão Pública, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Centros de Assistência Médico-Ambulatorial (Ceamas), e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 130 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, além de 3.000 médicos em 200 cidades paulistas.

Do Iamspe