Hospital do Servidor Público Estadual completa 51 anos nesta segunda

Pioneirismo e atuação focada nos idosos faz parte da história da instituição

seg, 09/07/2012 - 9h02 | Do Portal do Governo

O Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) completa 51 anos nesta segunda-feira, dia 9 de julho, com a responsabilidade de se consolidar como uma das principais referências no tratamento de idosos no Estado de São Paulo.

Com uma equipe de profissionais altamente especializados, o HSPE vem investindo em novos métodos e tecnologias de saúde no tratamento de idosos. Cerca de 60% dos pacientes internados no HSPE tem mais de 60 anos e exigem tratamento diferenciado.

Com 1.000 leitos e um corpo clínico composto por mais de 900 médicos que atendem em 43 especialidades, o hospital realiza hoje aproximadamente 400 mil procedimentos médicos por mês, entre consultas, exames e tratamentos. São 1.800 cirurgias realizadas por mês. Pelo Pronto-Socorro passam mensalmente 21 mil pessoas.

As novidades incluem a cirurgia endoscópica para tratamento de coluna e gestão de pacientes de alto risco cirúrgico que resultaram em menor tempo de internação e menos riscos para os pacientes.

O HSPE desenvolve áreas com foco na terceira idade como o Programa de Atenção ao Idoso (PAI) que se preocupa com a qualidade de vida dos usuários com mais de 60 anos.

A capacitação de cuidadores, que contribui para uma recuperação mais rápida do paciente, juntamente com o Programa de Assistência Domiciliar, é destaque no atendimento feito por equipes de funcionários frequentemente sensibilizados para a questão do envelhecimento.

História

Inaugurado pelo presidente Jânio Quadros, pelo governador de São Paulo Carvalho Pinto e pelo então presidente do Iamspe, Francisco Morato de Oliveira, que hoje dá nome ao complexo hospitalar, o HSPE tem uma trajetória pioneira.

Com o propósito de oferecer assistência médica de qualidade aos servidores estaduais e seus dependentes, o hospital sediou o primeiro banco de leite do Estado de São Paulo e foi a primeira instituição de saúde no Estado a ter uma enfermaria de Cuidados Paliativos.

Do Iamspe