Hospital do Servidor prepara cuidadores para tratamento de idoso em casa

Curso gratuito é oferecido pelo Iamspe aos acompanhantes de pacientes internados

dom, 07/04/2013 - 16h06 | Do Portal do Governo

Acompanhantes de idosos internados no ambulatório de geriatria do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), na capital paulista, agora contam com um curso gratuito de cuidador para que possam cuidar dos pacientes em casa, depois que eles deixarem a unidade. A iniciativa é do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Gestão Pública.

“Cerca de 60% do público internado no hospital é da terceira idade. O curso tem como objetivo auxiliar o acompanhante após a alta do paciente. Também disponibilizamos um Manual para cuidadores de idosos”, afirma a enfermeira Magda Thereza de Toledo.

As aulas, ministradas pelas equipes de terapia ocupacional, fisioterapia, serviço social, psicologia, nutrição, fonoaudiologia e enfermagem, acontecem de terça a sexta-feira, com duração de uma hora por dia.

Segundo a terapeuta ocupacional Tatiana Couto, o curso é essencial devido ao grande número de pacientes idosos. “Dar continuidade aos cuidados fora do hospital muitas vezes não é uma tarefa fácil.”

O curso faz parte do Programa Integralidade, que atua junto à diretoria do hospital para desenvolver ações que promovam o melhor atendimento ao idoso em diferentes aspectos, como assistência médica multidisciplinar e apoio aos familiares.

Após o curso, o cuidador recebe um certificado de conclusão.

O HSPE oferece ainda um Manual virtual para cuidadores, que pode ser acessado aqui.

O Hospital do Servidor Público Estadual fica na rua Pedro de Toledo, 1.800, Ibirapuera, na zona sul de São Paulo.

Iamspe

O Iamspe tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Ceamas (Centros de Assistência Médico-Ambulatorial), e disponibiliza assistência em 100 hospitais e 100 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, além de 3.000 médicos em 200 cidades paulistas, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

Do Iamspe