Hospital do Servidor Estadual inicia maior reforma e ampliação de sua história

Investimento é de R$ 146,7 milhões para modernização da unidade; obras devem durar 24 meses

dom, 19/05/2013 - 10h02 | Do Portal do Governo

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), autarquia vinculada à Secretaria de Gestão Pública, inicia hoje a maior e mais completa reforma da história do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), na capital paulista.

A unidade é referência no atendimento de 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

O investimento é de R$ 146,7 milhões, com recursos do Governo do Estado de São Paulo, para modernização da unidade, que existe há 52 anos.

Durante as obras, que deverão durar 24 meses, os pacientes terão atendimento de urgência e emergência garantido no próprio HSPE, uma vez que não haverá desativação do pronto-socorro.

O hospital funcionará normalmente no período de reforma e ninguém ficará sem assistência.

O Iamspe irá contratar hospitais de retaguarda para receber os servidores e seus dependentes, se necessário. Neste caso, a regulação das vagas será feita pelo próprio Instituto.

A reforma do HSPE faz parte do Programa de Modernização do Iamspe (PMI), que prevê um novo modelo de assistência médica, mais completa e ao mesmo tempo descentralizada para os usuários da instituição.

Com as obras, o Centro de Oncologia do hospital terá capacidade operacional ampliada em 25%, passando a realizar cerca de 14,3 mil procedimentos por ano. O número de leitos de UTI Adulto será ampliado, passando dos atuais 52 para 78.

Haverá a criação de um novo pronto-socorro com especialização em idosos. O Iamspe atualmente atende 10% da população idosa de todo o Estado e, no Hospital do Servidor, 60% dos pacientes internados possuem 60 anos ou mais, o que aumenta a complexidade do atendimento.

Já o Centro de Promoção e Proteção à Saúde do Idoso contará com serviço de reabilitação física e social para a promoção do envelhecimento saudável. Também abrigará área de lazer e convivência, cozinha experimental e um anfiteatro para 420 pessoas, com acesso independente que possibilitará a entrada de receitas adicionais para o Instituto.

Ainda fazem parte do projeto uma nova área da Central de Esterilização de Materiais e um novo Centro de Diagnóstico por Imagem.

O Centro de Diagnóstico por Imagem realiza atualmente 30 mil exames/mês. A modernização das instalações e melhoria no fluxo de atendimento permitirão aumentar a produção em 20%.

As fachadas do HSPE passarão a ser ventiladas em cerâmica e brises, proporcionando economia com climatização e conforto térmico. A reforma também garantirá maior confiabilidade para o funcionamento de áreas que não podem estar sujeitas a interrupções de energia, como Centros Cirúrgicos e UTIs.

Todos os setores do Iamspe estão trabalhando para garantir ao usuário o mesmo atendimento de qualidade durante as obras, de modo que os pacientes continuem sendo atendidos normalmente no período de reforma. Pontualmente poderá ocorrer de os pacientes serem transferidos para outra ala, enquanto determinado setor é reformado.

“Esta obra é fundamental para modernizar o hospital, garantindo as condições ideais de atendimento a todos os pacientes e adequando a unidade ao perfil do público atendido. É uma importante intervenção em um hospital de mais de meio século e que presta um inestimável serviço aos servidores”, afirma Latif Abrão Junior, superintendente do Iamspe.

Atualmente, o Hospital do Servidor Público Estadual conta com 990 médicos em 43 especialidades, além de 2.271 enfermeiros e técnicos de enfermagem e 336 residentes médicos.

Iamspe

O Iamspe tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Centros de Assistência Médico-Ambulatorial (Ceamas), e disponibiliza assistência em 100 hospitais e 136 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, além de 3.000 médicos em 200 cidades paulistas.

Do Iamspe