Hospital do Servidor Estadual amplia atendimento ginecológico a partir de janeiro

São oferecidas vagas específicas para as adolescentes com dor pélvica e alteração hormonal

ter, 11/12/2012 - 9h10 | Do Portal do Governo

O atendimento às adolescentes está sendo reestruturado no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE). “Vamos atender jovens com queixa de dor pélvica durante a menstruação e problemas hormonais que comprometem o crescimento”, explica a ginecologista Ana Maria Gomes Pereira, que assumiu a coordenação do grupo ao lado de outra ginecologista, Roberta Rassi.

O agendamento terá início em janeiro de 2013 pela Central de Atendimento do Iamspe (11) 5583-7001 para pacientes entre 9 e 19 anos. Os temas pertinentes à idade como doenças sexualmente transmissíveis, gravidez precoce, sexualidade e queixas gerais da especialidade continuarão a ser discutidos.

“A ideia é abrir espaço para as adolescentes que antes disputavam vagas no ambulatório de adultos”, diz a médica. O primeiro atendimento será coletivo, com uma palestra que acontecerá toda primeira quarta-feira do mês. As pacientes serão triadas para o atendimento em ambulatório de acordo com a queixa.

A dra. Ana Maria, que atua no ambulatório de endometriose desde 2002, observou que cerca de 65% das adolescentes que chegavam à ginecologia tinham sintomas dolorosos suspeitos de endometriose (dores pélvicas durante a menstruação). A doença na fase adulta pode provocar infertilidade e durante o cotidiano impossibilita pela intensidade da dor as atividades diárias.

A alteração hormonal é outro quadro que merece atenção. Um dos principais sintomas é a menstruação precoce, mas podem ocorrer também o aparecimento de acne, aumento de peso, irregularidade menstrual, entre outros, que se não tratados impede o crescimento adequado da adolescente. Nesse caso o atendimento será feito pela médica Roberta Rassi, que possui especialização em endocrinologia.

Do Iamspe