Hospital do Servidor é o primeiro do Estado a oferecer residência em Medicina Paliativa

Atividades começam agora em março; Ministério da Educação autorizou outros quatro programas de residência no HSPE

sex, 01/03/2013 - 12h23 | Do Portal do Governo

O Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), administrado pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) oferece, pela primeira vez no Estado de São Paulo, residência médica na especialidade Medicina Paliativa.

Segundo o Prof. Dr. Reginaldo Guedes Coelho Lopes, presidente da Comissão de Residência Médica do Iamspe, a aprovação do programa de Medicina Paliativa demonstra o interesse na especialidade e destaca a qualidade do serviço existente no Hospital do Servidor.

Uma das marcas do pioneirismo presente na história do hospital, inaugurado em 1961, é o Serviço de Cuidados Paliativos que existe no HSPE desde 2000, embora só tenha sido reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina como especialidade em 2010.

O Serviço de Cuidados Paliativos oferece atendimento domiciliar, beneficiando o usuário que dispõe em casa de um ambiente mais acolhedor que o hospital. Por se tratar de portadores de doenças sem cura, a internação do paciente de Cuidados Paliativos é feita apenas quando não há condições de manter o doente fora do hospital por necessitar de procedimentos mais complexos.

Novos programas de residência

O programa de residência em Medicina Paliativa foi aprovado em novembro do ano passado pela Comissão Nacional de Residência Médica, vinculada ao Ministério da Educação, juntamente com a liberação de outros quatro programas de residência nas áreas de Endoscopia, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, Mastologia e Infectologia Hospitalar.

O concurso de residência do Iamspe é o maior do País realizado por uma única instituição. “No último concurso, realizado em novembro, 5 mil inscritos disputaram 136 vagas de primeiro ano”, ressalta o presidente da Comissão de Residência Médica do Iamspe. Os residentes aprovados em concurso fazem a especialização em um período de um a quatro anos no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

Os novos programas foram aprovados integralmente em novembro de 2012 após uma visita dos integrantes da Comissão Nacional de Residência Médica aos serviços que solicitaram a criação ou ampliação de vagas.

“A demanda por essas novas vagas se deu em razão da evolução da própria medicina, que a cada dia se especializa mais. Hoje atuam no HSPE 318 médicos residentes em 42 áreas básicas e de especialidades. Com a aprovação das novas vagas, serão 338 profissionais residentes e existe a perspectiva de ampliação de vagas para outras especialidades no futuro”, afirma o dr. Reginaldo Guedes Coelho Lopes.

Do Iamspe