Horto Florestal comemora 123 anos com caminhada neste domingo

Atividade é totalmente gratuita e não é necessário agendamento prévio

qui, 07/02/2019 - 20h01 | Do Portal do Governo

Neste domingo, 10 de fevereiro, será comemorado o aniversário do Parque Alberto Löfgren – Horto Florestal, que completará 123 anos. Para festejar a data, será realizada uma caminhada pelos jardins do Horto. Durante o percurso, os monitores contarão a história do parque e de algumas das edificações históricas, como o antigo Palácio de Verão do Governo e o Museu Florestal, além de vários atrativos, como a Trilha do Arboreto 500 anos, Núcleo Estação Vida, entre outros. A atividade é totalmente gratuita e não é necessário agendamento prévio.

Histórico

Antigo Horto Florestal, o Parque Estadual Alberto Löfgren, apesar de localizado em área urbana, mantém extensas áreas de Mata Atlântica, constituindo uma importante referência para a população da zona norte da capital. Criado em 1896, o Horto Florestal mantém uma grande importância histórica, sendo a primeira área de conservação efetivamente implantada no Estado de São Paulo. Com a desapropriação do Engenho Pedra Branca, a princípio foi fundado como um Horto Botânico, institucionalmente ligado à seção de Botânica da Comissão Geográfica e Geológica da Província de São Paulo (CGG), subordinada a pasta de Agricultura.

Em 1909, o Horto Botânico passa a ser denominado Horto Botânico e Florestal. Em 1911, com a criação do Serviço Florestal do Estado, o local passa a denominar-se somente Horto Florestal, que tinha como objetivo principal a produção de florestas de rápido crescimento para recuperação da cobertura florestal do Estado, devido à escassez de florestas nativas já devastadas em razão da expansão da fronteira agrícola no Estado.

Somente em 1963, o Horto Florestal recebe o status de Parque Estadual, ou seja, uma unidade de conservação, alterando os objetivos de manejo da área, passando a enfatizar a preservação de ecossistemas naturais e a restauração daqueles degradados. Em 1968, o local passa a denominar-se Parque Estadual Turístico da Cantareira, nome que nunca foi oficialmente incorporado. Sendo assim, continuou a ser popularmente conhecido como Horto Florestal e pela administração pública como Parque da Capital.

Em 1983, toda a área do parque é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).

E, em 1993, pela Lei Estadual nº 8.212, a unidade passa a denominar-se Parque Estadual Alberto Löfgren, em homenagem ao naturalista e cientista sueco, que foi chefe da Seção de Botânica da Comissão Geográfica e Geológica, fundador do Instituto Florestal e criador deste parque.

Serviço

Ponto de encontro: Rua do Horto, 931 (entrada principal) – Horto Florestal – São Paulo/SP
Horário de início: 9h
Previsão de término: 12h
Telefone do parque para mais informações: (11) 2232-3117

Da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente