Hora Verde reunirá diversos eventos em mais de 60 municípios

AmbienteSP propõe que prefeituras, entidades não governamentais, setor privado, órgãos do Estado e indivíduos realizem plantios simultâneos em suas cidades

qua, 16/09/2015 - 12h11 | Do Portal do Governo

Com inspiração na Hora do Planeta, que incentiva os habitantes do planeta a apagar as luzes durante uma hora, uma vez ao ano, como alerta para as questões ambientais globais, o Sistema Ambiental Paulista – AmbienteSP está promovendo a Hora Verde, visando à reflexão sobre a necessidade da conservação e do aumento da cobertura vegetal em nosso estado.

Celebrar o Dia da Árvore com a Hora Verde resgata a contribuição histórica do Estado de São Paulo para a criação dessa comemoração: a data foi idealizada pelo sueco Alberto Löfgren, primeiro diretor do Instituto Florestal. Motivada por essa data, a primeira Festa das Árvores do Brasil foi realizada pelo engenheiro João Pedro Cardoso, cidadão de Pindamonhangaba, na cidade de Araras em 1902.

O AmbienteSP propõe que a Hora Verde seja um momento em que prefeituras, entidades não governamentais, setor privado, órgãos do Estado e indivíduos realizem plantios simultâneos em suas cidades.

Os locais dos plantios são os mais diversos: áreas urbanas (ruas, praças, quintais, parques), matas ciliares, áreas rurais, unidades de conservação e quaisquer outras áreas onde o ato do plantio permita a reflexão sobre o papel da árvore para a biodiversidade, a água, o controle de erosão, o conforto térmico, a prevenção de doenças e outras contribuições relevantes para o bem-estar humano.

Mais de 60 municípios e diversas entidades já aderiram, mas ainda há tempo para fazer este movimento crescer. Recomenda-se, para o evento, a mobilização de estudantes, moradores locais, agricultores, trabalhadores dos setores público e privado e demais grupos da sociedade.

Por ser evento de caráter voluntário e simbólico, não há exigência de quantidade mínima de mudas a serem plantadas. A iniciativa do plantio pode ser do poder público ou de particulares, e deve ser informada para o e-mail horaverde@sp.gov.br.

Cada interessado deve se responsabilizar pela aquisição das mudas, realização e manutenção dos plantios.

Embora não existam regras formais para os plantios, a Secretaria do Meio Ambiente solicita a todos os organizadores locais que o façam utilizando a melhor técnica disponível, e que observem a necessidade de manutenção dessas mudas pelo período necessário a garantir sua sobrevivência.

Para isso, estamos disponibilizando um kit com informações técnicas para a orientação da escolha das espécies, localização de viveiros e um manual sobre arborização urbana que será oficialmente lançado durante o evento. Esse material está disponível nos links abaixo.

Material de apoio técnico para o plantio

– Viveiros de mudas do Estado de São Paulo

– Relação de espécies nativas encontradas nos viveiros do Estado de São Paulo (Primeira parte / Segunda parte)

– Informações sobre a região de ocorrência e bioma das espécies nativas encontradas nos viveiros do estado de São Paulo

Da Secretaria do Meio Ambiente