HC promove semana de orientação sobre uso correto de remédios

Pacientes irão conhecer os ‘bastidores’ da farmácia; haverá palestras, orientações individuais e coletivas, jogos interativos, atividades lúdicas e apresentações musicais

seg, 05/08/2013 - 9h03 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, maior complexo hospitalar da América Latina, ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, promove a partir desta segunda-feira, 5, uma semana de orientações aos pacientes da unidade sobre o uso correto dos medicamentos para sucesso no tratamento.

O objetivo é alertar para os riscos da automedicação, o descarte correto do remédio e o local adequado para o armazenamento, entre outras questões.

O evento, denominado Semana de Atenção Farmacêutica, acontecerá das 8h às 17h nas dependências da Farmácia e do Prédio dos Ambulatórios do Instituto Central do HC , por onde circulam diariamente 10 mil pessoas. Somente na quarta-feira, 7 de agosto, não haverá atividade para a população.

Haverá palestras educativas, às 10h e 14h, orientações individuais e coletivas, jogos interativos sobre medicamentos, atividades lúdicas e apresentações musicais.

Os pacientes também terão a oportunidade de conhecer os bastidores da Central de Dispensação de Medicamentos, que movimenta cerca de 800 diferentes itens por dia para atender, em média, 5.000 receitas, e da unidade de produção de medicamentos da Farmácia do Instituto Central.

As visitas serão monitoradas e acontecerão sempre às 11h. Além das orientações, os participantes receberão o guia “Saiba mais sobre seus medicamentos”. A publicação traz informações sobre os cuidados que devem ser tomados desde o momento da compra e ingestão do remédio.

Na quarta-feira, 7 de agosto, acontecerá o II Fórum de Atenção Farmacêutica, no Centro de Convenções Rebouças. O objetivo é promover a troca de experiências na prática clínica farmacêutica entre profissionais da saúde, principalmente farmacêuticos, tanto de instituições públicas quanto privadas.

Informações e inscrições pelo email educontinuada.ichc@hc.fm.usp.br ou pelo telefone (11) 2661-6871.

Da Secretaria da Saúde