HC abre 500 vagas para testar novo método de laqueadura com endoscopia

Podem se inscrever mulheres com mais de 25 anos, que tenham filhos e não desejam mais engravidar; método é minimamente invasivo

sex, 06/02/2015 - 20h01 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde e maior complexo hospitalar da América Latina, abriu 500 vagas para testar novo método de laqueadura com endoscopia.

Podem se inscrever mulheres com mais de 25 anos, que tenham filhos, e não desejam mais engravidar.

A técnica consiste no implante de um dispositivo com cerca de 4 cm de comprimento e espessura de um fio de cabelo, que é colocado na tuba uterina e, três meses depois disso, passa a impedir para sempre que a mulher engravide.

Com eficácia de 99,8%, o método é rápido e minimamente invasivo. Não exige corte, não necessita de internação, é indolor e realizado no próprio ambulatório da Ginecologia do HC. A paciente sai andando e pode voltar normalmente para suas atividades, sem necessidade de repouso e afastamento do trabalho.

Pelo fato de o método ser irreversível, as mulheres interessadas em participarem do protocolo irão passar por uma triagem rigorosa no ambulatório da Ginecologia.

As inscrições devem ser realizadas pelo telefone (11) 2661-6193, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 14h30, com Cláudia Vieira, ou pelo e-mail: claudia.vieira@hc.fm.usp.br.

Da Secretaria da Saúde