Governos de SP e DF firmam parceria para reduzir acidentes de trânsito

Geraldo Alckmin e Rodrigo Rollemberg assinaram hoje, no Palácio dos Bandeirantes, um protocolo de intenção para troca de experiências

qui, 26/10/2017 - 16h06 | Do Portal do Governo

Os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, assinaram nesta quinta-feira, 26, no Palácio dos Bandeirantes, um protocolo de intenção que prevê a difusão do modelo adotado pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito em Brasília. A troca de experiências inclui o conhecimento de São Paulo na construção de bases estatísticas: o Infosiga SP foi o primeiro sistema no Brasil a acompanhar mensalmente os óbitos por acidente de trânsito, divulgando informações georreferenciadas sobre acidentes e perfil das vítimas, o que vem ajudando a estabelecer políticas públicas.

“Divulgamos mensalmente os dados sobre acidentes. Com isso, cada prefeitura pode saber onde aconteceu e se ali naquele ponto falta uma placa, uma passarela, se tem um semáforo quebrado, e atuar na hora para resolver”, disse o governador Geraldo Alckmin. Sobre os dois anos do Movimento, ele ressaltou as vidas poupadas em ações de prevenção. “De janeiro de 2016 até agora, tivemos 434 vítimas de trânsito a menos no Estado. Se fosse uma só, já teria valido a pena”, disse.

A assinatura do protocolo ocorreu durante o II Fórum de Melhores Práticas em Segurança no Trânsito, realizado pela manhã no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. “A cooperação e o trabalho em rede são fundamentais para ampliar a consciência e mudar o comportamento da população. Brasília ficou nacionalmente conhecida pelo respeito à faixa de pedestres, mas não achamos suficiente: queremos reduzir ainda mais o número de acidentes”, disse o governador do DF.

Estatísticas

Segundo o sistema de dados do Governo de São Paulo que acompanha mensalmente as estatísticas de óbitos por acidente de trânsito em 645 municípios, pedestres e motociclistas são os principais desafios para os gestores municipais e de rodovias. O Estado registra redução de 2,2% no número de fatalidades no ano, mas 61,5% dos óbitos no estado envolvem esses grupos. “Os números mostram que devemos priorizá-los. A identificação das causas e as estratégias para atacá-las de forma efetiva fazem parte dos convênios com municípios e também são temas de reuniões com os gestores de rodovias”, disse a coordenadora do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, Silvia Lisboa.

Quanto às estatísticas, uma novidade lançada hoje é a atualização dos sistemas Infosiga e Infomapa. Em vez da divulgação de relatórios mensais, eles agora trabalham com dados abertos. A qualquer momento, o usuário pode acessar o site www.segurancanotransito.sp.gov.br e realizar uma busca com os filtros que desejar, inclusive cruzando informações. O sistema vai gerar gráficos automaticamente, com base nos parâmetros escolhidos.

Convênios

Alckmin também assinou novas parcerias com cidades do interior do Estado: Embu das Artes, Guaratinguetá, Itapevi, Ribeirão Pires, Santo André, São José dos Campos e Taubaté. Ao todo, esses municípios receberão repasse de R$ 10,2 milhões, que viabilizarão obras e ações de educação. Os recursos são provenientes de multas aplicadas pelo Detran.SP e somam R$ 110,5 milhões destinados a 67 municípios, que abrigam 71% da população do Estado.

Cidades concentram acidentes

Segundo o levantamento do Siga Seguro, programa que passa a reunir e ampliar todas as ações desenvolvidas pelo Estado de São Paulo visando à redução dos óbitos no trânsito, o Estado registra redução de 2,2% nos índices entre janeiro e setembro deste ano. Ao todo, são 4.218 fatalidades em 2017 contra 4.313 em 2016.

Houve redução também no número de acidentes com vítimas, que incluem ocorrências sem fatalidades. Em setembro deste ano, foram registradas 14.787 ocorrências contra 16.268 no ano passado, o que equivale a 1.481 acidentes a menos (-9,1%). No acumulado do ano, a redução é de 6,3%, com 134.946 casos entre janeiro e setembro de 2017 contra 144.084 nos primeiros 9 meses de 2016.

O levantamento aponta também que acidentes com motociclistas e pedestres estão concentrados nas áreas urbanas, em vias administradas pelos municípios.

Motocicletas – Os acidentes com motociclistas lideram as estatísticas no Estado em relação às fatalidades no trânsito, com 33,3% dos casos. Na comparação com os primeiros nove meses de 2016 (janeiro a setembro), houve aumento de 10,7% no número de ocorrências (1.403 x 1.267), que aconteceram, na maior parte dos casos, em vias municipais. Entre as vítimas, 88% são homens e 42% são jovens com idade entre 18 e 29 anos.

Pedestres – Segundo grupo com maior incidência de fatalidades, os acidentes com pedestres registram redução de 21,9% na comparação com 2016 (1.193 x 1.489 casos). Os idosos representam uma parcela importante desse grupo, com um terço das ocorrências.

– Acesse aqui os gráficos com dados detalhados: http://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2017/10/26_10_GRAFICOS.pdf

Sobre o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito

O Movimento é um grupo que congrega Governo e Sociedade Civil, tendo como principal objetivo reduzir pela metade os óbitos no trânsito no Estado até 2020. Inspirado na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2011 a 2020, o comitê gestor do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é coordenado pela Secretaria de Governo e composto por mais nove secretarias de Estado: Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.  As secretarias são responsáveis por construir um conjunto de políticas públicas para redução de vítimas de acidentes de trânsito no Estado.

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito envolve também a sociedade civil com o apoio de empresas – Abraciclo, Ambev, Arteris, Banco Itaú, CNseg, Pro Simulador e Raízen – e do Centro de Liderança Pública (CLP).

Sobre o Siga Seguro

Enquanto o Movimento busca ampliar o envolvimento de parceiros da sociedade civil e a integração de trabalhos de instituições e empresas privadas, o Siga Seguro é o programa que passa a reunir e ampliar todas as ações desenvolvidas pelo Estado de São Paulo visando à redução dos óbitos no trânsito. O Siga Seguro agirá por meio da melhoria na produção de dados e informações de qualidade, além de implementação de ações de intervenção direta no sistema viário paulista, além de conscientização de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Movimento Paulista de Segurança no Trânsito
Assessoria de Comunicação
segurancanotransito@sp.gov.br
(11) 2193-6895 / 6811