Governo nos Bairros oferece serviços públicos estaduais e municipais na zona Norte da capital

População teve acesso a orientações do Procon, emissão de documentos, testes de saúde preventiva e cadastros em cursos de capacitação

sex, 22/07/2022 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo promoveu nesta sexta-feira (22) a iniciativa Governo nos Bairros zona Norte, que em parceria com a Prefeitura de São Paulo oferece serviços públicos estaduais e municipais à população. O evento foi realizado na no Estacionamento do Anhembi para atender moradores das regiões de Brasilândia, Casa Verde, Freguesia do Ó, Jaçanã, Jaraguá, Perus, Pirituba, Santana, Vila Guilherme e Vila Maria.

“É o segundo encontro que Governo do Estado e Prefeitura realizam na cidade de São Paulo com dois grandes objetivos: prestar contas do que vem sendo realizado pelos dois governos e também ouvir a nossa população sobre ações importantes que a Prefeitura e o Estado possam realizar neste momento. E também reunimos vários serviços públicos para atender a população”, afirmou Rodrigo.

Entre os novos serviços oferecidos, houve o recebimento de denúncias de violência contra a mulher e o público LGBTQIA+, assim como de racismo e intolerância religiosa, com orientação e encaminhamento para programas de atendimento e inserção. As ações são parte do Projeto Cidadania Itinerante, da Secretaria de Justiça e Cidadania, que também ofereceu emissão de documentos (CPF, carteira de trabalho digital, atestado de antecedentes criminais), 2ª via de certidões (nascimento, casamento e óbito) e contas de consumo (água e luz), além de auxílio na elaboração de currículo e entrada no seguro-desemprego.

Outra novidade foi a presença de uma equipe do Procon para orientação sobre consumo consciente e direito do consumidor, além de auxiliar o público para consultas e reclamações. O Poupatempo ofereceu acesso a 220 serviços digitais (2ª via de documentos pessoais e carteira de vacinação da Covid-19, entre outros), além de apoio para inscrições do CadÚnico e solicitações do Bolsa do Povo e Vale Gás.

A população também teve acesso a inscrições de cursos profissionalizantes do Via Rápida e NovoTec, cadastro de currículos e encaminhamento para vagas de trabalho pelo PAT (Posto de Atendimento do Trabalhador), além de receber orientações de como se portar em entrevistas de trabalho. Também houve oportunidades de vagas de trabalho para pessoas com deficiência e atendimento acessível com intérprete de Libras.

Também voltada para a qualificação profissional, a tenda do Fundo Social de São Paulo ofereceu inscrições para mais de 20 cursos disponíveis em áreas como beleza, moda, gastronomia, construção civil, informática e administração e empreendedorismo.

O Governo nos Bairros Zona Norte também ofereceu serviços como aplicação de vacinas, testagem de HIV e sífilis, aferição de pressão e diabetes, e orientações sobre o Mutirão de Cirurgias; estandes para auxílio a mutuários da habitação popular e entrega de regularização de imóveis; Mutirão Nome Limpo; atendimento da Sabesp para segunda via de conta, troca de titularidade e parcelamento de dívida; e base móvel da Polícia Militar e delegacia móvel da Polícia Civil para registros de boletins de ocorrência.