Governo lança projeto “SP2030 – Construir juntos o futuro de São Paulo”

Programa prevê um planejamento estratégico de longo prazo para o Estado de São Paulo

seg, 27/08/2012 - 14h28 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta segunda-feira, 27, um convênio com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) para a formulação de um extenso planejamento estratégico de longo prazo para o Estado de São Paulo. O programa SP2030 – Construir juntos o futuro de São Paulo prevê a construção de um planejamento de 20 anos para o Estado.

“Quero agradecer todo o time do MBC, dizer da importância desse trabalho, já temos um conjunto de estudos, de projetos, mas estamos tendo uma consultoria, uma parceria muito importante no que chamamos de SP 2030, estudos de planejamento para a eficiência no Estado. Com esse planejamento, teremos a atração de novos investimentos e desenvolvimento no Estado. Além disso, iremos ouvir grupos de discussão, setores da economia, discutir desenvolvimento e vocações regionais, melhorar o nosso portfólio de obras e projetos estruturantes, e o que se chama de unidade de entrega, ou seja, metas, datas, objetivos para a gente cumprir essas tarefas. E a capacitação dos nossos funcionários para dar sequência a esse trabalho”, ressaltou o governador.

A primeira etapa do programa conta com o desenho e a implantação do Modelo de Gestão por Resultados, já liderado pelo MBC em outros estados, para levantar diagnóstico preciso da administração paulista. A partir daí, serão elaborados cenários para o desenvolvimento socioeconômico do Estado, disseminando políticas provenientes da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional.

“Teremos discussões com a sociedade para desenhar o que queremos para o Estado de São Paulo em 2030. É uma oportunidade de trabalhar em conjunto em prol de todos”, ressaltou o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Julio Semeghini.

Além do desenho do Plano Paulista de Desenvolvimento Integrado, com indicadores críticos e metas de longo prazo para o desenvolvimento estadual, o programa prevê a construção de um modelo de planejamento regional, a definição de um portfólio de projetos estruturantes, com intervenções críticas sobre os principais entraves do desenvolvimento da área e a estruturação e implementação de uma unidade de entrega para os projetos.

A expectativa é que, a partir do diagnóstico, da indicação e da viabilização de medidas para solucionar os possíveis problemas encontrados durante o processo de avaliação, seja possível promover a disseminação do modelo de gestão por resultados para o conjunto de Secretarias de Estado e órgãos da administração direta paulista.

O evento reuniu, além do governador Geraldo Alckmin, o ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair – que trabalha em parceria ao MBC; o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Julio Semeghini; o presidente do Conselho Superior do MBC, Élcio de Lucca; o diretor presidente do MBC, Erik Camarano; empresários e autoridades.

Mais informações
Assessoria de Imprensa da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional
Imprensa@planejamento.sp.gov.br
(11) 2193-8059