Governo investe R$ 14,7 milhões para ampliar oferta de água e saneamento em Araraquara

A conclusão prevista para 2024, as obras autorizadas pelo governador incluem um reservatório, três adutoras e novos coletores de esgoto

ter, 18/04/2023 - 18h08 | Do Portal do Governo

O governador Tarcísio de Freitas confirmou nesta terça-feira (18) investimento estadual de R$ 14,7 milhões na expansão dos sistemas de abastecimento de água e saneamento de Araraquara. As obras serão contratadas pelo Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), autarquia vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), com entrega prevista até o fim de 2024.

“O Governo de São Paulo tem, desde o primeiro dia da atual gestão, o compromisso público de facilitar e incentivar a universalização do acesso a água tratada e saneamento público. É mais um investimento do Governo do Estado em Araraquara para reforçar esse compromisso com a população de todas as regiões de São Paulo. Ampliar o acesso a saneamento é investir em desenvolvimento sustentável e defesa da saúde pública”, disse Tarcísio.

A autorização para as obras foi assinada por Tarcísio no Palácio dos Bandeirantes, com a presença de Natália Resende, secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Mara Ramos, superintendente do Daae, e Edinho Silva, prefeito de Araraquara.

“A iniciativa é relevante para a segurança hídrica da população, um dos pilares de política pública da do Governo de São Paulo, além de estimular o desenvolvimento socioeconômico do município”, disse a secretária.

As obras também vão impulsionar o desenvolvimento socioeconômico de Araraquara. Atualmente, o sistema de saneamento da cidade não abrange novas localidades de expansão industrial.

O pacote de investimentos do Governo de São Paulo inclui a perfuração de um poço de 400 m de profundidade e capacidade de vazão de 250 m³ por hora, no bairro Jatobá; um reservatório para armazenamento de 1 milhão de litros de água, no Residencial Alamedas; a interligação entre o poço Jatobá e o reservatório Rodovia; a implantação de estações elevatórias de água no Parque São Paulo, Jardim Pinheiros e Estrela; três novas adutoras para os reservatórios Jatobá, Jardim Pinheiros e Estrela; e a interligação do reservatório Rodovia à adutora que segue para o Parque São Paulo, com quatro travessias de água.

Já a ampliação da rede de saneamento inclui a construção de 4,4 km de coletores-tronco, que serão interligados à Estação de Tratamento de Esgoto para captar efluentes dos bairros Jardim Hortênsias, Satélite, Parque das Árvores e da nova área industrial. A estimativa é que cerca de 580 toneladas de carga orgânica deixem de ser despejadas em rios e córregos, garantindo mais qualidade de vida para a população de Araraquara.

Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo
imprensa@comunicacao.sp.gov.br
(11) 2193-8520