Governo inicia, por meio da Sabesp, obra de desassoreamento do Lago da Hípica Jaguari

Previsão é que os trabalhos sejam concluídos até dezembro

qua, 22/01/2020 - 12h56 | Do Portal do Governo

O Governador em exercício Rodrigo Garcia participou, ao lado dos Secretários de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e do Diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga, do lançamento dos trabalhos de desassoreamento e recuperação do Lago da Hípica Jaguari, em Bragança Paulista. Dentre as ações a serem realizadas, estão a adequação das margens do lago, a construção de um barramento e a remoção e destinação correta de matéria orgânica acumulada no lago. A previsão é que as obras sejam concluídas até dezembro.

“Trata-se de uma revitalização importante para a região da Hípica. Uma obra de saneamento e de infraestrutura, que manterá a água do lago limpa e evitará o seu transbordamento nos dias de chuva”, disse Garcia.

Além da Sabesp, a Prefeitura de Bragança Paulista também atuará no local, sendo responsável pela revitalização do entorno e pela pavimentação das ruas que dão acesso ao lago, medida de contenção dos sedimentos para evitar, assim, um novo assoreamento do local. O DAEE também dará apoio ao projeto.

A recuperação do corpo hídrico beneficiará o meio ambiente e todo o município de Bragança Paulista, principalmente o bairro Hípica Jaguari, que tem 2 mil habitantes. O desassoreamento contribuirá para manter saudáveis as águas do Lago da Hípica, além de ajudar a evitar transbordamentos no período de chuvas.

O investimento da Sabesp para realização no projeto será de R$ 3,7 milhões. Os trabalhos serão executados pelo consórcio CCL Bragança, composto pelas empresas Construrise Engenharia Ltda, Coteg Construções e Gabiões Ltda e LTD Engenharia Ltda.

Rede de esgoto

A Sabesp realiza ainda, em Bragança Paulista, uma obra de prolongamento de rede de esgoto no bairro Green Park. O investimento é de R$ 400 mil e vai beneficiar 200 habitantes. Os trabalhos começaram em setembro e a previsão de entrega é março. Atualmente, o município tem índice de cobertura de esgoto de 99,2%.