Governo entrega primeira área verde revitalizada pelo programa SP + Bonito

Praça Santos Coimbra foi recuperada com apoio da Sabesp e recebeu serviços de limpeza, jardinagem, restauração do playground e plantio de mudas

sáb, 31/08/2019 - 17h47 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo entregou neste sábado (31/8), na capital paulista, a primeira área verde revitalizada pelo programa SP + Bonito. O espaço, recuperado com o apoio da Sabesp, é a praça Santos Coimbra, no Morumbi.

O evento teve a presença do governador João Doria, do prefeito Bruno Covas, do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, e do presidente da Sabesp, Benedito Braga. “O programa de recuperação urbana é muito importante porque as pessoas frequentam as praças, os parques, gostam dos canteiros bem arrumados e com o programa SP + Bonito, nós fazemos uma cidade mais bonita”, disse o Governador.

Foram realizados serviços de limpeza, jardinagem, restauração do playground, plantio de 50 tipos de mudas e instalação de bicicletários e dois bebedouros. O local contará ainda com rampas de acessibilidade em toda a sua extensão. Também foi lançada uma cartilha com orientações jurídicas aos municípios que buscam celebrar termos de cooperação com a iniciativa privada.

A Sabesp apoia a recuperação de 70 áreas verdes na cidade de São Paulo, entre canteiros, rotatórias e praças públicas. O objetivo é estimular o uso dos espaços urbanos e o cuidado com o meio ambiente. Na entrega da praça Santos Coimbra, empresas que aderiram ao SP + Bonito e adotaram áreas verdes receberam troféus.

Além da Sabesp, as empresas participantes são Raia Drogasil, Tegra, Localiza, Francis, Barbacoa, Comgás, Polishop, 2Press, Artefacto, Beneficência Portuguesa, Breton, Celebration, Comgás, Deep, Enorsul, Francis, Fujitsu, GMF, GPA, Grape, Grupo Pão de Açucar, Index, Jack Vartanian, Kikos, Laager, Lilly Sarti, Localiza, Magna Sistemas, Movida, Rocca, Sascar, SulAmérica, Tata, Tegra e Wone Capital.

 

SP + Bonito

A cidade de São Paulo é a primeira a receber o programa SP +Bonito, do governo estadual. O programa está sendo viabilizado com apoio da iniciativa privada. Empresas assumem a responsabilidade por serviços de zeladoria urbana como limpeza, poda, manutenção, inclusão de mobiliários, adubação de canteiros, rotatórias, jardins e praças.

Em breve, a iniciativa será ampliada para outras regiões metropolitana do Estado. Atualmente, 200 áreas na capital terão a zeladoria executada pela iniciativa privada. Outras empresas que queiram apoiar a revitalização de espaços podem procurar as Subprefeituras da Capital para adesão.

 

Cartilha

Para orientar e estimular os municípios sobre a formalização do programa, as Secretaria Estaduais de Infraestrutura e Meio Ambiente e de Desenvolvimento Regional elaboraram uma cartilha com o regulamento e o modelo de termo de cooperação.

A cartilha confere orientação para a celebração de termos de cooperação com a iniciativa privada (pessoas físicas, jurídicas e entidades do terceiro setor), tendo em vista a execução e a manutenção de melhorias urbanas, ambientais, paisagísticas e a conservação de áreas municipais. O documento instrui sobre os serviços a serem realizados, dos benefícios e de suas responsabilidades.