Governo entrega Etec Parque Santo Antonio

Unidade oferece ensino técnico em Administração, Eletrônica, Farmácia e Informática

seg, 13/09/2010 - 9h36 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 13h52)

O Governo entregou oficialmente nesta segunda-feira, 13, a Escola Técnica Estadual (Etec) Parque Santo Antonio, uma das 16 unidades da zona leste. Atualmente, a Capital conta com 37 Etecs. A cerimônia de entrega contou com as presenças do governador Alberto Goldman, do prefeito da Capital, Gilberto Kassab, do secretário de Desenvolvimento, Luciano Almeida, e da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, entre outras autoridades.

A prefeitura da cidade de São Paulo cedeu o terreno para que o Estado construísse o prédio da Etec. O local possui 13 salas de aula, biblioteca, anfiteatro e 15 laboratórios, como o de informática, gestão, telecomunicações, eletrônica analógica e digital, entre outros ambientes. O valor do investimento no imóvel superou R$ 11,4 milhões. O governo estadual investiu também cerca de R$ 300 mil em mobiliários e equipamentos.

A Etec Parque Santo Antonio iniciou as atividades no segundo semestre de 2009, com os cursos técnicos de Administração, Eletrônica, Farmácia e Informática. Desde o primeiro semestre de 2010, a unidade oferece também Ensino Médio.

No vestibulinho para o segundo semestre deste ano, o curso técnico mais procurado foi o de Farmácia, no período noturno, com 318 inscritos disputando 40 vagas, o que representa 7,95 candidatos por vaga.

A Etec Parque Santo Antonio está localizada na Rua Abilene, n° 16 – Vila Formosa – Capital.

Empregabilidade

De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos. “Imagine que dos jovens que saem de uma escola técnica, a cada dez, oito já têm emprego garantido. E não é só o emprego garantido, é também uma média salarial maior de quem não fez esta escola técnica”, ressaltou Goldman.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.

Sobre o Centro Paula Souza 

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em mais de 200 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 180 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, cerca de 40 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação em Tecnologia.

Da Secretaria de Desenvolvimento