Governo entrega Escola Técnica no Jardim Ângela

Nova Etec recebeu mais de R$ 14 milhões de investimentos do Estado e começou suas atividades no primeiro semestre deste ano

seg, 23/08/2010 - 8h40 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 14h35)

O Governo do Estado entregou oficialmente, nesta segunda-feira, 23, a Escola Técnica Estadual (Etec) Jardim Ângela, uma das seis unidades da zona sul da Capital. Foram investidos mais de R$ 14 milhões na compra de mobiliário, equipamentos e construção do prédio da Etec em terreno cedido pela Prefeitura. A escola está com 426 alunos matriculados e no próximo ano está prevista a implantação do curso de Farmácia na unidade. Em quatro anos, o Estado praticamente triplicou o número de vagas para o Ensino Técnico na cidade de São Paulo.

A Etec Jardim Ângela iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2010, oferecendo Ensino Médio e três cursos técnicos: Contabilidade, Informática e Segurança do Trabalho. Este último curso, no período da noite, foi o mais procurado no processo seletivo para o segundo semestre, com um índice de 7,13 candidatos por vaga. A unidade está localizada na Estrada da Baronesa, 240, Capital – SP.

A cerimônia contou com a presença do governador Alberto Goldman, do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do secretário estadual de Desenvolvimento, Luciano de Almeida, e da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, entre outras autoridades.

As outras cinco Etecs localizadas na região são: Capela do Socorro, Getúlio Vargas, Heliópolis, Santo Amaro e Zona Sul. No Total, a cidade de São Paulo conta com 37 escolas técnicas.

Empregabilidade

De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos. “Imagine que dos jovens que saem de uma escola técnica, a cada dez, oito já têm emprego garantido. E não é só o emprego garantido, é também uma média salarial maior de quem não fez esta escola técnica”, ressaltou Goldman.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em mais de 200 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 180 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, cerca de 40 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação em Tecnologia.

Do Centro Paula Souza