Governo do Estado vai distribuir 1.200 caixas-d’água em Paraisópolis

Ação da Sabesp visa evitar que moradores fiquem sem água durante manutenções e possam manter ações de prevenção ao novo coronavírus

seg, 23/03/2020 - 14h57 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria anunciou nesta segunda-feira (23) que a Sabesp vai distribuir 1.200 caixas-d’água para moradores de Paraisópolis que ainda não tenham o reservatório em seu imóvel. A ação vai prevenir a falta de água em momentos em que sejam necessários reparos emergenciais ou manutenções preventivas na rede de abastecimento.

“A Sabesp vai distribuir, gratuitamente, 1.200 caixas-d’água aos moradores de Paraisópolis que não têm reservatório, em uma ação feita em conjunto com a Prefeitura de São Paulo”, disse o Governador.

A ação ocorre para reduzir o impacto da pandemia do coronavírus na rotina dos cidadãos e será realizada em Paraisópolis em razão de sua característica topográfica. Trata-se de um bairro altamente adensado com partes altas, onde a água pode demorar mais tempo a chegar até os imóveis. Paraisópolis, na zona sul, é a segunda maior comunidade de São Paulo, com 100 mil moradores.

A distribuição de caixas-d’água é uma medida que já foi adotada anteriormente pela Sabesp para ajudar moradores a se adaptarem à regra da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), segundo a qual os domicílios devem ter caixa-d’água que seja capaz de suprir o abastecimento dos moradores por ao menos 24h.

Na semana passada, a Sabesp anunciou que vai isentar do pagamento das contas de água e esgoto os clientes das categorias de uso Residencial Social e Residencial Favela. Em todo o Estado, aproximadamente 2 milhões de pessoas que já têm o benefício serão atendidas. A medida vai valer por três meses (abril, maio e junho) para contas emitidas a partir de 1º de abril de 2020 em todo o Estado.

“São as famílias de menor renda, as mais prejudicadas pela crise econômica. Esta tarifa não será cobrada em abril, maio e junho, exatamente das famílias mais vulneráveis no Estado de São Paulo”, disse Doria.

Atendimento digital e telefônico

Para garantir o atendimento e solucionar ocorrências durante a pandemia COVID-19, a Sabesp ampliou os serviços disponíveis pela central de atendimento telefônico. Desde esta segunda-feira (23), as agências de atendimento ao público estão fechadas, como medida para ajudar a conter o avanço do coronavírus.

• Agência Virtual: no site www.sabesp.com.br.

• App Sabesp Mobile: disponível nas plataformas iOS e Android, permite ainda o envio de fotos da ocorrência junto com a solicitação.

• Central de Atendimento: os números são 0800 011 9911, para a Região Metropolitana de São Paulo; e 0800 055 0195, para interior e litoral. O atendimento é gratuito e funciona durante 24 horas.

Não houve alteração no trabalho das áreas operacionais, de modo a garantir o pleno funcionamento do sistema de abastecimento e também de toda a infraestrutura de saneamento.