Governo do Estado recebe o primeiro Veículo Leve Sobre Trilhos da Baixada Santista

VLT chegou na manhã desta quinta-feira, 22, ao porto de Santos; testes com passageiros têm previsão de início em agosto

qui, 22/05/2014 - 20h02 | Do Portal do Governo

O primeiro dos 22 Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT) que vão operar entre Barreiros, em São Vicente, e o Porto de Santos, desembarcou do navio Grande Buenos Aires na manhã desta quinta-feira, 22. O empreendimento do Governo do Estado é gerenciado pela EMTU/SP, empresa vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

A retirada do navio foi realizada pelo equipamento conhecido como maffis trailer, uma plataforma que permite a transposição para carretas. No início da próxima semana, assim que o processo de liberação alfandegária estiver concluído, o equipamento deixará o Terminal da Deicmar e será transportado para área próxima à Estação Nossa Senhora das Graças, em São Vicente, onde serão realizados os testes iniciais. Em agosto, começarão os testes com passageiros, também em São Vicente. A operação comercial do trecho Barreiros – Porto tem início previsto para o primeiro trimestre de 2015.

No transporte da fábrica da Vossloh em Valência, na Espanha, até o Brasil, os sete módulos do VLT foram divididos em três partes.

Características dos veículos: 2,65m de largura por 44m de comprimento; capacidade para 400 usuários; velocidade média de 25km/h (a máxima é de 80km/h); ar condicionado e piso 100% baixo, facilitando a movimentação de usuários com dificuldade de locomoção. 

As obras do VLT estão 70% concluídas. Em junho, será entregue o novo Viaduto Antonio Emmerich, em São Vicente. Seis estações terão as obras civis finalizadas: Mascarenhas de Moraes, São Vicente, Emmerich, Nossa Senhora das Graças, José Monteiro e Nossa Senhora de Lourdes, além de 3km de via permanente e o Túnel José Menino, em Santos. Neste município serão construídos um Terminal de Integração, uma Estação de Transferência, cinco estações de embarque e pátio de manobra/desembarque.

EMTU/SP
(11) 3113-4798 / 4799