Governo do Estado, Prefeitura de São Paulo e Ministério da Cultura criam a SP Cine

Estado de São Paulo é o que reúne o maior mercado exibidor do Brasil, com mais de 1.000 salas na capital e no interior

qui, 31/10/2013 - 14h55 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta quinta-feira, 31 de outubro, da apresentação do projeto de lei que cria a SPCine – Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo. A iniciativa será bancada pela Prefeitura de São Paulo, pelo Governo do Estado e pelo Ministério da Cultura, que farão um aporte anual de R$ 25 milhões, e surgiu a partir da identificação de uma demanda do próprio setor de cinema e audiovisual.

“São Paulo é uma capital mundial, uma cidade cosmopolita que acolhe a todos. Tenho certeza que essa iniciativa vai fortalecer muito o cinema e o audiovisual, trazendo frutos sociais, econômicos e gerando empregos. No mundo moderno, a agricultura é mecanizada, a indústria é robotizada e o setor de serviços é o que gera empregos”, afirmou o governador.

O expressivo apoio de todas as esferas de governo na formulação da nova empresa resulta em um modelo de fomento ao audiovisual contemporâneo. O projeto de lei que cria a SPCine segue agora para a Câmara dos Vereadores. Quando aprovado, dará lugar a uma estrutura pública eficiente e arrojada, com gestão compartilhada entre os governos municipal, estadual e federal e participação ativa do setor audiovisual em sua estratégia de atuação. São Paulo terá uma das mais contemporâneas empresas de cinema e audiovisual do mundo.

“O Governo do Estado de São Paulo já investe tradicionalmente no apoio ao audiovisual paulista – só este ano, foram R$ 14 milhões em recursos orçamentários, fora o que foi investido por meio de renúncia fiscal, via ProAC ICMS. A atuação conjunta das três esferas do poder público na SP Cine traz uma perspectiva muito estimulante de fortalecimento do setor e de uma projeção ainda maior do cinema de São Paulo para o Brasil e para o mundo, a partir de uma diversidade de olhares que é própria do Estado”, afirmou o secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araujo.

Desde a criação do Escritório de Cinema (São Paulo Film Comission) – Ecine, a cidade teve um aumento considerável de produções cinematográficas e publicitárias realizadas em seu território: foram 23 em 2007 e 158 em 2012. O Ecine tem a função de intermediar e facilitar a relação entre o poder público e produtores de cinema, mas só isso não é suficiente. São Paulo mostrou que precisa de uma empresa capaz de financiar ações e implantar políticas públicas voltadas para o cinema e audiovisual, papel essencial nesta estratégia de atualizar e potencializar a imagem de São Paulo.

A SPCine atuará fortemente na coprodução e codistribuição, fortalecendo o circuito dos criadores e empresas produtoras de audiovisual na cidade. Será também uma importante articuladora da produção regional com diversos outros pólos nacionais e internacionais, ampliando a rede de distribuição e exibição dos conteúdos e potencializando o seu consumo.

O Estado de São Paulo é o que reúne o maior mercado exibidor do Brasil, com cerca de 280 salas na capital e 770 no interior, segundo dados mais recentes, divulgados em 2010. Trata-se de um mercado decisivo para impulsionar o desenvolvimento econômico do cinema e do audiovisual paulistano, impactando também em todo o Brasil. A SPCine será uma empresa facilitadora para o mercado audiovisual, a exemplo do que ocorre em cidades como Rio de Janeiro, Nova York, Buenos Aires e Seul.

Secretaria da Cultura
(11) 2627-8175 / 8166