Governo do Estado leva tratamento de esgoto para Jardinópolis

Estação irá tratar 100% do esgoto da cidade, com capacidade para atender mais de 45 mil habitantes

ter, 07/05/2013 - 19h08 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta terça-feira, 7 de maio, convênio com a Prefeitura de Jardinópolis, na região de Ribeirão Preto, para a construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do município. O evento contou com a participação do secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, do superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Alceu Segamarchi Jr., e do prefeito da cidade, José Antonio Jacomini, além de demais autoridades da região.

“Jardinópolis será uma cidade 300%, uma cidade saudável”, declarou o governador. “Já assinamos o convênio. A obra será licitada em 30 dias e vamos tirar 68 toneladas de carga orgânica por mês no córrego do Matadouro”, completou Alckmin.

O Governo do Estado vai investir R$ 15 milhões nas obras, que serão realizadas pelo DAEE e fazem parte do Programa Água Limpa. A ETE de Jardinópolis irá tratar 100% do esgoto da cidade, com capacidade para atender mais de 45 mil habitantes (população estimada para 2030).

As obras incluem construção da estação de tratamento de esgoto, com um conjunto de lagoas que fazem o tratamento com bactérias aeróbias e anaeróbias; e 2 mil metros de coletores de esgoto. Este processo de tratamento, além de apresentar um baixo custo de implantação, grande simplicidade operacional, baixa produção de lodos e uma eficiência compatível com a legislação ambiental. A ETE de Jardinópolis vai retirar aproximadamente 68 toneladas de carga orgânica por mês, proveniente do esgoto doméstico que é lançado in natura no córrego do Matadouro, revitalizando a Bacia Hidrográfica do rio Pardo. A ETE terá também um importante papel como agente de prevenção na saúde, dificultando a disseminação de doenças hídricas.

Programa Água Limpa

O Programa Água Limpa foi criado em 2005, por meio de uma ação conjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e Secretaria da Saúde, com objetivo de implantar sistemas de tratamento de esgotos em municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela Sabesp.

DAEE
(11) 3293-8508 / 8475