Governo do Estado inicia restauro do Obelisco em homenagem aos heróis de 32

Projeto deverá ser concluído em seis meses; obras terão início no primeiro semestre de 2013

seg, 09/07/2012 - 19h30 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta segunda-feira, 9, o contrato para elaboração do projeto executivo de restauro e conservação do Obelisco do Ibirapuera, como é mais conhecido o Monumento do Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 1932. Esta será a primeira grande reforma dessa obra, projetada pelo escultor ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili e inaugurada em julho de 1955.

“Esse Obelisco é tombado, nós precisamos ter a autorização do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), mas será feita mas do que a reforma, é o restauro”, afirmou o governador. 

O projeto, orçado em R$ 286 mil, será desenvolvido pelo escritório Helena Ayoub Silva e Arquitetos Associados e contemplará melhorias em diversas áreas, como segurança, paisagismo e acessibilidade. “Contratamos escritório especializado de projeto e será feito restauro completo do Obelisco e do mausoléu, inclusive aquelas placas que estão com infiltração”, detalhou Alckmin.

Como o monumento é tombado pelos conselhos estadual e municipal do Patrimônio Histórico, as alterações arquitetônicas deverão seguir orientações das cartas de restauro e indicações dos órgãos. A expectativa é que a proposta seja concluída em seis meses que as obras tenham início já no primeiro semestre do ano que vem. “Estava precisando, é um patrimônio tombado, portanto, precisa ter o restauro com todos os cuidados e as exigências necessárias”, explicou o governador.

A Polícia Militar do Estado de São Paulo é responsável pela gestão e manutenção do Obelisco do Ibirapuera desde 2006, quando foi firmado um convênio entre Estado, Prefeitura e a Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, que administravam o monumento. Desde então foram realizadas diversas ações para a conservação desse patrimônio histórico, que implicaram em investimentos de mais de R$ 1 milhão.