Governo do Estado inaugura 8ª unidade das Fábricas de Cultura

Unidade oferecerá cursos de iniciação artística em diversas linguagens para crianças e jovens da região

sáb, 16/03/2013 - 13h30 | Do Portal do Governo

O programa Fábricas de Cultura tem mais uma unidade inaugurada pelo Governador Geraldo Alckmin neste sábado (16/3). O bairro Jaçanã, zona norte da capital paulista, é o oitavo contemplado pelo projeto. Com 4,4 mil m² de área construída, o prédio é equipado para oferecer ateliês de iniciação artística em diversas linguagens, além de apresentações artísticas para toda a comunidade. No primeiro semestre serão oferecidas 650 vagas para os cursos regulares nas modalidades circo, dança, teatro, música, literatura, artes visuais e multimeios. As matrículas poderão ser feitas a partir deste domingo (17/3) e as aulas terão início no dia 2 de abril. Todas as atividades são gratuitas e abertas a toda população.

“Muita gente vai poder se capacitar aqui na Fábrica de Cultura para arrumar um bom emprego”, destacou o governador. Alckmin fez ainda um pedido especial aos pais: “estimulem as crianças e os jovens a frequentarem a Fábrica de Cultura. É de vocês. Vamos cuidar com muito carinho”.

As Fábricas de Cultura são espaços inteiramente dedicados à comunidade, com foco em crianças e jovens de 8 a 21 anos, moradores de bairros com alto índice de vulnerabilidade juvenil, segundo pesquisa realizada pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados). A unidade do Jaçanã é a oitava inaugurada pela Secretaria de Estado da Cultura desde 2011: outras sete já estão abertas em Vila Curuçá, Sapopemba, Itaim Paulista, Jardim São Luís, Vila Nova Cachoeirinha, Belém e Capão Redondo. Mais duas unidades estão em construção e deverão ser entregues ao público ainda no primeiro semestre de 2013 em Brasilândia (zona norte) e Cidade Tiradentes (zona leste).

Em 2012, ao todo, as Fábricas de Cultura ofereceram 600 cursos regulares de iniciação artística, com 13 mil vagas disponibilizadas para a população ao longo do ano. Já as atividades de difusão, que incluem shows, saraus, apresentações de dança, teatro e sessões de cinema, atenderam cerca de 240 mil pessoas.

Na unidade do bairro Jaçanã, serão oferecidos ateliês de iniciação artística nas modalidades teatro, dança, circo, literatura, música, artes visuais e multimeios. As aulas são destinadas a crianças e jovens de 8 a 21 anos, nos seguintes horários: das 9h às 12h e das 14h às 17h.

O prédio, que teve investimento de R$ 12 milhões, possui 16 salas equipadas para atender a todas as expressões artísticas oferecidas, um espaço de múltiplo uso, além de uma biblioteca com acervo de 2.200 mil livros e computadores conectados à internet.

A Fábrica de Cultura do Jaçanã será administrada pela Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e a Literatura, uma das organizações sociais qualificadas para administrar instituições e programas culturais do Estado de São Paulo, em convênio com a Secretaria.

Programação

As inscrições para os cursos regulares serão abertas no domingo (17/3) e as aulas terão início no dia 2 de abril. Enquanto isso, os jovens podem acompanhar as atividades da biblioteca, que já está aberta à comunidade. A programação inclui contações de histórias, exibições de filmes e encontros com autores.

No sábado (16/3), às 14h, após a cerimônia de inauguração da unidade, acontece o lançamento do livro “Os filmes que vi com meu pai”, do autor Guga Oliveira, que será distribuído aos visitantes com apoio do Ministério da Cultura.

Entre as atividades programadas para março e abril, ganham destaque o encontro com André Vianco, autor de suspenses e narrativas sobrenaturais como O Senhor da Chuva e Os Sete, no dia 16 de abril, às 14h, e o show do grupo de rap Z’África Brasil, 28 de abril, às 16h.

A programação completa está disponível nos sites: www.fabricasdecultura.sp.gov.br ou www.cultura.sp.gov.br

Serviço

Fábrica de Cultura Jaçanã
Endereço: Rua Raimundo Eduardo da Silva, nº 138
Funcionamento:
Terça a sexta, 9h às 20h
Sábado, 10h às 20h
Domingo, 10h às 17h