Governo do Estado financia parte do túnel Santos/São Vicente

Projeto do Sistema Metropolitano de Transporte Público, com corredor de ônibus, foi selecionado para fazer parte do PAC 50 bi

qui, 26/06/2014 - 19h31 | Do Portal do Governo

Mais uma obra esperada há décadas pela população santista vai sair do papel. O Governo do Estado de São Paulo vai viabilizar parte do financiamento da implantação do Sistema Metropolitano com corredor de ônibus entre Santos e São Vicente, contemplando o acesso por túneis.

Incluído no PAC 50 bi, programa federal que garante investimentos em obras de mobilidade urbana de médias e grandes cidades, o projeto terá investimento de R$ 456,3 milhões para implantação, com 50% dos recursos a fundo perdido e o restante financiado pela Prefeitura de Santos e pelo Governo do Estado de São Paulo.

“Metade do investimento é a fundo perdido, do orçamento geral da União, e a outra é financiamento. Então, o financiamento será dividido entre a Prefeitura de Santos e o Governo do Estado”, explicou Alckmin. “É uma grande obra que vai beneficiar não somente as cidades de Santos e São Vicente, mas todo o litoral sul de São Paulo”, completou.

O Sistema Metropolitano vai garantir a implantação de um corredor de ônibus, por meio de faixa exclusiva, com percurso total de cerca de 18 quilômetros, ligando a Avenida Antonio Emmerich, em São Vicente, até o túnel Santos/Guarujá, pelas ruas Xavier Pinheiro e João Guerra, no Estuário, em Santos. A melhoria da mobilidade é fundamental para manter a região competitiva e permitir o desenvolvimento social e econômico de forma igual em toda a cidade.

O primeiro projeto, que permitia ligar as três cidades por meio de túneis foi feito pelo engenheiro urbanista Prestes Maia, em 1951, quando da elaboração do Plano Regulador de Expansão e Desenvolvimento de Santos. O novo acesso representa uma nova alternativa de ligação entre as porções leste e oeste da Ilha de São Vicente e provocará uma sensível redução no tempo de viagem entre a Zona Noroeste e o restante da cidade.

Hoje, a ligação entre as duas cidades possui apenas duas rotas limitadas geograficamente. A primeira passando pela orla da praia e a segunda pelo Centro de Santos, que além do tráfego intraregional, é pressionada pelo impacto do Sistema Anchieta/Imigrantes.

Detalhes do projeto

– 18 quilômetros de faixa exclusiva de ônibus

Em São Vicente: Implantação de faixa exclusiva do corredor metropolitano de transporte de passageiros, ligando a Avenida Antonio Emerich, contemplando vias exclusivas de ônibus e duas faixas de tráfego de veículos urbanos, com readequação de 1.800 metros de vias. Passagem inferior no entroncamento da Avenida Nossa Senhora de Fátima com avenida divisória.

Túnel: Ligando Avenida Dom Duarte Leopoldo Silva a avenida Divisória em São Vicente. Serão 1.352 metros. Pistas de 10,5 metros de largura, com três faixas de rolamento, sendo uma exclusiva para corredor de ônibus, e espaço para pedestres e ciclistas. A estrutura prevê que o equipamento seja dotado de sistemas de ventilação, iluminação e câmeras.

Em Santos: Contempla vias exclusivas de ônibus e duas de veículos, com readequação de 14,8 quilômetros de extensão e de cinco pontilhões sobre os canais. (Rua Xavier Pinheiro com Washington Luiz, Joaquim Távora com Bernadino de Campos, Carvalho de Mendonça com Pinheiro Machado, Dom Duarte Leopoldo e Silva com Pinheiro Machado e Francisco da Costa Pires com Eleonor Roosevelt).

Traçado em Santos – Sentido São Vicente/Santos: Dom Duarte Leopoldo e Silva, Carvalho de Mendonça, Luis de Camões e João Guerra.

Traçado em Santos – Sentido Santos/São Vicente: Xavier Pinheiro, Joaquim Távora, Senador Pinheiro Machado, Napoleão Laureano e Dom Duarte Leopoldo e Silva.