Governo do Estado entrega kits de cinema para assentamentos rurais e quilombos paulistas

Com o objetivo de descentralizar o acesso à cultura e criar salas de cinema em áreas rurais do Estado, o kit de cinema é composto por tela de projeção, projetor, aparelho de DVD, mesa de som e caixas de som

qui, 03/12/2015 - 17h23 | Do Portal do Governo

Na terça-feira, 1º de dezembro, foram entregues mais nove kits de cinema para comunidades de assentamentos rurais e Comunidades Remanescentes de Quilombos (CRQ) do interior e litoral de São Paulo: CRQ do Mandira (Cananéia), CRQ São Pedro (Eldorado), CRQ da Poça (Eldorado), Assentamento Horto Bueno de Andrada (Araraquara), Assentamento Vergel (Mogi Mirim), Assentamento Monte Alegre (Motuca), Assentamento Porto Feliz (Porto Feliz), Assentamento Promissãozinha (Promissão) e Assentamento Boa Sorte (Restinga).

A entrega aconteceu na sede da Secretaria da Cultura, como parte de um acordo firmado com a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio da Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), para a implantação de equipamentos e programas culturais em assentamentos rurais e quilombolas do Estado. Com esses, já são 32 os kits entregues para estas comunidades. A cerimônia contou com a presença dos prefeitos de Restinga, Luciene Martins; de Promissão, Hamilton Luis Foz; e de Porto Feliz, Levi Rodrigues Vieira, além de representantes das comunidades beneficiadas.

“Descentralizar ao máximo o acesso à cultura foi a missão que o governador Geraldo Alckmin nos deu. Apenas 20% das cidades paulistas têm cinemas e este programa dá a oportunidade à população de outros municípios de terem esta vivência”, afirmou o secretário da Cultura do Estado, Marcelo Mattos Araujo. “O efeito social que este programa tem nas comunidades é enorme. As famílias se unem em torno do cinema, numa oportunidade de conversa e convivência”, afirmou o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César.

Com o objetivo de descentralizar o acesso à cultura e criar salas de cinema em áreas rurais do Estado, o kit de cinema é composto por uma tela de projeção de 3mx4m, um projetor, aparelho de DVD, mesa de som e caixas de som. Com isso, os quilombolas, moradores dos assentamentos e região poderão assistir gratuitamente filmes, documentários e realizar atividades que precisem de suporte audiovisual, como palestras em auditórios e bibliotecas.

O Programa de Incentivo à Criação de Salas de Exibição de Filmes em municípios do interior e litoral do Estado de São Paulo que não possuem salas de cinema existe desde 2010. Desde sua criação, mais de 300 municípios no interior e litoral já foram beneficiados. Com esta nova doação já são 327 kits distribuídos com investimento total R$ 4,1 milhões.

Da Secretaria da Cultura