Governo do Estado entrega Creche Escola na região de Franca

Secretaria Estadual da Educação investiu R$ 1,6 milhão na construção; unidade em Buritizal deve beneficiar 130 alunos

sex, 31/01/2020 - 20h10 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira (31) foi entregue mais uma unidade do Programa Creche Escola na região de Franca. Trata-se da 55ª creche escola da atual gestão e sua construção, no município de Buritizal, foi realizada graças ao investimento de quase R$ 1,6 milhão do governo paulista, em parceria com a prefeitura local.

A EMEI Professora Vanderci Sarreta Menezes tem capacidade para atender 130 crianças de 0 a 5 anos. O prédio possui salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. A unidade também respeita todas as normas de segurança e de acessibilidade.

Programa Creche Escola

Para a viabilização da obra, os municípios devem apresentar um terreno compatível com um dos três modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação, além da documentação requerida.

A Pasta, por sua vez, efetua o repasse das verbas em sete parcelas, mediante a execução das obras e só após o laudo da vistoria, emitido pela FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação). A licitação e condução dos serviços podem ficar tanto a cargo da Prefeitura quanto da FDE. Com o projeto, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

Desde a sua implantação, em 2011, foram entregues 388 unidades dentro do Programa Creche Escola e outras 223 estão em execução. Na região de Franca, já foram entregues 19 unidades e outras seis estão em obras, com previsão de 780 novas vagas.

Ensinos Fundamental e Médio

A Região Administrativa de Franca conta com 89 escolas estaduais e mais de 46 mil alunos nos ensinos Fundamental e Médio. Dentre as unidades, 17 adotam o modelo de tempo integral e oferecem uma grade horária superior a sete horas por dia. Há, ainda, 11 unidades do Centro de Estudos de Línguas (CEL), com aulas gratuitas de idiomas.

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Assessoria de Comunicação e Imprensa
(11) 2075-4610