Governo do Estado anuncia vencedores do 11º Prêmio Mario Covas

Foram 244 inscrições este ano, sendo 200 para a categoria Gestão Estadual e 44 para Gestão Municipal

sex, 06/11/2015 - 12h09 | Do Portal do Governo

A 11ª edição do Prêmio Mario Covas, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo realizada pela Secretaria de Planejamento e Gestão, teve dois grandes vencedores nas categorias estadual e municipal, escolhidos entre as seis iniciativas que foram premiadas. Ao todo, foram 244 inscrições que concorreram em três áreas temáticas: inovação em serviços públicos, inovação em processos organizacionais e inovação em políticas públicas. Os vencedores foram revelados em cerimônia nesta quinta-feira, 5, no Palácio dos Bandeirantes.

“Esse prêmio tem uma grande relação com o momento extremamente complicado que vivemos no país em razão da situação econômica. É um prêmio que busca prestigiar principalmente quem faz mais com menos e bem feito, como gostava de dizer o governador Mario Covas. Neste ano, prestigiamos quem faz isso de maneira inovadora”, disse o secretário de Planejamento e Gestão, Marcos Monteiro, que destacou a importância de multiplicar as boas práticas em governo. “Com esse prêmio buscamos multiplicar e socializar essas experiências para que possam ser aproveitadas em outros entes federativos”, afirmou.

A avaliação e o julgamento ficaram a cargo da Fundação Instituto de Administração (FIA). O projeto tem a coordenação do professor, economista e consultor em Gestão Pública Hélio Janny Teixeira. As bancas de julgamento, que contaram com a participação de outros especialistas, foram realizadas nos dias 22 e 23 de outubro.

O Prêmio Mario Covas foi criado para reconhecer ações inovadoras de serviços públicos que gerem melhorias nos processos organizacionais, na prestação de serviços ou em política pública. É também uma valorização dos servidores estaduais e municipais e um estímulo para a geração de conhecimento na Administração Pública Paulista.

Conheça os premiados

Foram 200 inscritos na categoria Gestão Estadual e 44 em Gestão Municipal. Nas três áreas de ambas as categorias foi escolhido um projeto. Dos 59 finalistas – 37 concorrendo em Gestão Estadual e 22 em Gestão Municipal – seis foram premiados.

1º NA CATEGORIA ESTADUAL

Área: Inovação em Políticas Públicas

Programa de Prevenção e Combate à Violência contra Pessoas com Deficiência

Instituição: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Responsável: Luiz Carlos Lopes (coordenador do programa)

O programa prevê um novo serviço inédito de atendimento policial e social a pessoas com deficiência vítimas de violência. O Estado de São Paulo abriga 9 milhões de pessoas com deficiência e houve, nos últimos anos, um crescimento nos relatos de casos de violência contra essa população. Já temos hoje a 1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência, e o programa prevê a capacitação de 12 mil servidores públicos para colocar em operação esse novo serviço especializado.

1º NA CATEGORIA MUNICIPAL

Área: Inovação em Serviços Públicos 

Ação Integrada da Subprefeitura do Itaim Paulista

Instituição: Prefeitura Municipal de São Paulo

Responsável: Miguel Angelo Gianetti (subprefeito do Itaim Paulista)

Superando obstáculos administrativos e políticos, a Subprefeitura do Itaim Paulista desenvolve um projeto que integra efetivamente ações do setor público. A “Ação Integrada” consiste em organizar uma praça itinerante de serviços e políticas públicas, em sistema de rodízio. A inovação está em juntar órgãos e instâncias de governo, setor privado e ONGs, que conseguem oferecer, juntos, uma cesta com mais de 150 serviços. Para a população, o principal resultado é a efetiva presença do Estado num território vulnerável. Para a administração, o método induz a sinergias que promovem a economicidade e a qualidade do gasto público.

OUTROS PROJETOS PREMIADOS

CATEGORIA ESTADUAL

Área: Inovação em Serviços Públicos

Sistema Radar

Instituição: Polícia Militar do Estado de São Paulo

Responsável: Adilson Pereira de Carvalho (diretor de telemática)

O Sistema Radar concentra informações de variadas fontes, permitindo agilidade na fiscalização do trânsito e na pesquisa de dados sobre os veículos, gerando alertas automáticos e em tempo real para todas as viaturas próximas do radar para a interceptação do veículo. Além da complexidade tecnológica, envolve a integração com outras instituições e níveis de governo, com destaque para os municípios e polícias rodoviárias. Em seus próximos estágios, o sistema contará com 843 pontos de fiscalização e 2.000 câmeras.

Área: Inovação em Processos Organizacionais 

Avaliação de Vulnerabilidade Criminal nos Fóruns do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

Instituição: Polícia Militar do Estado de São Paulo

Responsável: Washington Luis Gonçalves Pestana (chefe da assessoria)

Trata-se de uma sistemática de aferição de vulnerabilidade em fóruns e uma “fórmula social”, com base em dados criminais e ambientais, que otimizaram a distribuição de vigilantes patrimoniais nos prédios das comarcas do Estado. O resultado foi uma economia de mais de R$ 60 milhões por ano e uma melhor distribuição desses profissionais, atendendo às demandas na área de segurança.

CATEGORIA MUNICIPAL

Área: Inovação em Processos Organizacionais 

Programa de Combate ao Desperdício de Água

Instituição: Prefeitura de Suzano

Responsável: Alexandre Bueno Miranda (assistente técnico)

O programa conta com a parceria da Sabesp e prevê atividades de educação ambiental para alunos do ensino infantil, fundamental e Educação de Jovens e Adultos para evitar o desperdício e enfrentar a crise hídrica. O projeto envolveu professores, diretores, supervisores e funcionários de escolas, que foram multiplicadores do programa, reforçando a conscientização sobre a importância do uso racional da água.

Área: Inovação em Políticas Públicas 

Observatório da Educação – Educatu

Instituição: Prefeitura de Botucatu

Responsável: Juliano Bacchi (coordenador do departamento de TI)

Um conjunto de softwares, num único portal, permite a gestão centralizada de vagas e transferências entre as unidades escolares, acompanhamento de frequência e ocorrências escolares. A iniciativa facilitou a tomada de decisões com transparência. Algumas ferramentas são próprias para facilitar a inclusão de notas e ocorrências escolares, passíveis de verificação também pelos alunos e seus pais.

Mais informações:
Secretaria de Planejamento e Gestão
Assessoria de Imprensa
(11) 2775-5126