Governo do Estado amplia em 1 mil litros por segundo a produção de água do Sistema Guarapiranga

Por meio do uso de membranas de ultrafiltração, o Sistema Guarapiranga passa a produzir 15 mil litros de água por segundo e a abastecer os bairros Vila Monumento, Cambuci, Aclimação, Vila Independência e parte da Mooca

ter, 02/12/2014 - 15h31 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta terça-feira, 2 de dezembro, as obras que permitiram o aumento na produção de água do Sistema Guarapiranga em 1 mil litros por segundo. O sistema, responsável pelo abastecimento de água de 4,9 milhões de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo, terá sua capacidade ampliada de 14 mil l/s para 15 mil l/s. “Isso significa que 300 mil habitantes que antes eram abastecidos pelo Cantareira passam a ser abastecidos pelo Guarapiranga”, explicou Alckmin.

A tecnologia adotada é a de membranas de ultrafiltração, já usada em países como Portugal, Espanha, Israel e Austrália, que apresenta uma série de vantagens. O tratamento, que levaria pelo menos duas horas, ocorre entre 20 e 30 minutos, funcionamento automatizado e utilização muito menor de produtos químicos. Outra vantagem da tecnologia de membranas é a de ocupar um espaço físico muito menor, o que é essencial para a área onde está localizada, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Rodolfo José da Costa e Silva, responsável por tratar a água distribuída à população proveniente do Sistema Guarapiranga.

As obras também contemplam a construção de dois novos reservatórios metálicos de 20 milhões de litros cada, que duplicarão a reservação da ETA, passando dos atuais 40 milhões de litros para 80 milhões de litros.

Com investimentos no valor total de R$ 76,5 milhões, essas obras compõem o plano estratégico da Sabesp no combate aos efeitos da seca, uma vez que a maior disponibilidade de água permitirá o aumento da flexibilidade operacional do Sistema Integrado Metropolitano, auxiliando diretamente o Sistema Cantareira ao reduzir ainda mais sua área de influência.

Na ocasião, também foi inaugurado um importante conjunto de obras que consiste no novo setor de abastecimento Capão Redondo e na ampliação do reservatório Jardim Ângela, melhorando o fornecimento para 890 mil moradores da zona sul de São Paulo. Com investimento total de R$ 75,8 milhões, o novo setor vai garantir a oferta de água para cerca de 480 mil pessoas da região do Campo Limpo, Capão Redondo, Jardim São Luiz e Parque Fernanda. Já na região do Jardim Ângela, Chácara Santa Maria, Alto da Riviera e Jardim Capela, cerca de 410 mil moradores serão beneficiados com um novo reservatório de água.

Sabesp
Assessoria de imprensa
(11) 3388-8596 / 9327 / 9102