Governo do Estado adquire edifício no centro da capital

Transferência do Edifício Ermírio de Moraes para a Secretaria da Fazenda faz parte do projeto de revitalização do centro de São Paulo

seg, 05/11/2012 - 17h30 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta segunda-feira, 5, o termo de transferência do Edifício Ermírio de Moraes para a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. O prédio, o antigo Hotel Esplanada, fica no centro da cidade e tem um grande valor histórico para a capital. Com sete andares, pode comportar até 800 pessoas e abrigará, pelos menos, a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.

A desapropriação do imóvel faz parte do projeto de revitalização do centro da capital paulista e de transferência dos órgãos públicos de imóveis alugados para prédios comprados pelo Governo do Estado. O valor pago pelo Governo pela desapropriação foi de R$ 32,5 milhões e a estrutura do prédio será integralmente preservada.

“Estamos fazendo um trabalho para recuperar o centro de São Paulo, trazendo os órgãos do governo para cá”, salientou Alckmin.

Erguido nos anos 1920, o antigo Hotel Esplanada está localizado na histórica região central da cidade de São Paulo e é a atual sede da Votorantim Metais. Destaca-se como exemplar do patrimônio cultural paulistano, com traços da identidade artística da época, o prédio é um peculiar modelo inspirado pela Belle Époque paulistana. De suas sacadas, de artistas a políticos, se vislumbrou o dinamismo de uma São Paulo que se lançava à realidade de uma metrópole.

Centro de Exposições

Com a transferência e a liberação do espaço da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o Centro de Exposições Imigrantes será ampliado. O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Julio Semeghini, falou sobre as perspectivas do Governo para o local. “Vamos fazer uma concessão de investimentos com o grande centro de convenção, com prioridade para o setor do agronegócio, mas também com uma arena multieventos, com hotéis, permitindo uma grande articulação de eventos para o Centro Imigrantes”.

Da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional