Governo de SP participa da Campus Party 2013 com novidades

Para este ano, o estande do Governo traz como destaques um protótipo de simulador de direção veicular e atividade interativa sobre a Copa de 2014

ter, 29/01/2013 - 20h04 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo participa mais uma vez, de 28 de janeiro a 3 de fevereiro, de um dos maiores eventos de tecnologia, a Campus Party Brasil 2013. Na 6ª edição, a presença do Estado de São Paulo traz novidades ao público da exposição e aos campuseiros, além de promover, como em 2012, desafios para melhorar os serviços oferecidos aos cidadãos, que serão lançados em breve.

No estande do Estado de São Paulo, as novidades ficam por conta do Detran.SP e da Copa do Mundo de 2014, que terá a abertura na capital. Os visitantes do evento podem utilizar um protótipo de simulador de direção veicular, semelhante a um vídeo game. A tecnologia deve ser incorporada às aulas de formação dos condutores a partir de 30 de junho de 2013. O Detran.SP também disponibiliza computadores para acesso aos serviços eletrônicos do portal www.detran.sp.gov.br, e para o curso online e interativo de Educação para o Trânsito promovido pela Polícia Militar, com conteúdo para crianças, adolescentes e adultos.

O Governo de São Paulo tem, ainda, em seu estande, um posto avançado do Acessa SP (Programa de inclusão digital do Estado) com cinco computadores para quem não levar o equipamento ao evento, além do agendamento aos serviços oferecidos pelo Poupatempo. 

O objetivo do Governo do Estado de São Paulo, durante o período do evento é tirar dúvidas dos campuseiros e visitantes da feira sobre diversos serviços e ações voltadas à população. 

Fornecimento de água

Assim como em 2011, a Sabesp, empresa de economia mista responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 363 municípios do Estado de São Paulo, fornecerá água a todos os campuseiros e visitante da Campus Party. 

Cobertura em tempo real 

Uma das novidades será a cobertura por uma equipe de jornalistas do Governo do Estado. A equipe registrará desde a interação dos campuseiros com as atividades propostas pelo Governo no estande, até a participação do público durante os eventos de “interações” que serão feitas pelo Governo de São Paulo. Os perfis envolvidos em todas as ações realizadas no local irão utilizar as hashtags #CPBR6 e #GovSPnaCPBR. Desta forma, o conteúdo irá circular entre os campuseiros e reunir todo as informações governamentais em uma única hashtag.

Desafios

Copa do Mundo – o Governo do Estado de São Paulo quer sugestões de um aplicativo mobile que apresente, de forma geolocalizada, onde estão todos os serviços públicos, como hospitais, bases da polícia e dos bombeiros, além de transportes públicos e atrativos culturais, como museus e teatros. Tudo isso para facilitar a vida de quem estará em São Paulo durante os eventos que envolvam a Copa do Mundo! Não se esquecendo, claro, que tudo isso tem de estar em mais de uma língua, afinal, os estrangeiros também estarão por aqui.

Detran – A segurança no trânsito é um problema atual, sério e mundial, que motivou a ONU a criar a Década de Ação pelo Trânsito Seguro 2011-2020, na qual governos de todo o mundo se comprometem a tomar novas medidas para prevenir os acidentes no trânsito, que matam cerca de 1,3 milhão de pessoas por ano. Pensando nisso, o Detran.SP vai desafiar os campuseiros a desenvolver um game interativo para os sistemas operacionais Android e iOS, abordando o tema Álcool e Direção, com o objetivo de despertar para os perigos dessa combinação. Pode ser, por exemplo, um módulo de direção, com demonstração das alterações do reflexo conforme a quantidade de álcool consumida pelo condutor do veículo. 

Poupatempo – Aos 15 anos, o programa Poupatempo trabalha fortemente para proporcionar um atendimento cada vez mais dinâmico aos usuários dos serviços públicos. Entre diversas iniciativas, uma das formas de facilitar a vida do cidadão é permitir que ele se programe com antecedência, fazendo o agendamento da emissão do RG e da Carteira Nacional de Habilitação, por exemplo. Para o Poupatempo, o desafio dos campuseiros é desenvolver um aplicativo para tablets e smartphones para agendamento de serviços do IIRGD (Instituto Ricardo Gumbleton Daunt de Identificação) e do Detran.SP. 

Acessa São Paulo – A mobilidade está cada vez mais presente na vida de toda a sociedade e, inevitavelmente, do programa Acessa São Paulo, com seu pioneirismo, já tem 97 pontos do Acessa Sem Fio em todo o estado, inclusive na Capital, número que está em franca expansão. Para o programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, o desafio será a criação de um aplicativo para localização dos hotspots do Acessa Sem Fio, facilitando a localização pelo usuário dos pontos wi-fi de acesso gratuito, com geolocalização.