Governo de SP lança edital para internet sem fio no AcessaSP

Mais 300 postos do programa de inclusão digital do Estado de São Paulo vão ter conexão por rede Wi-Fi

ter, 26/04/2016 - 12h14 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Subsecretaria de Tecnologia e Serviços ao Cidadão (STSC), lançou um novo projeto no âmbito do programa de inclusão digital AcessaSP. O edital do Wi-Fi tem por objetivo ampliar o acesso à internet por meio das redes sem fio, instalando equipamentos em mais 300 unidades do AcessaSP neste ano.

Em funcionamento desde o ano 2000, o AcessaSP oferece gratuitamente computadores e conexão a internet para a população. Dos 849 postos em funcionamento atualmente, 174 têm rede Wi-Fi, além da conexão fixa. O número de usuários da rede sem fio mais que dobrou no ano passado: em 2014, foram 648 mil atendimentos por meio do Wi-Fi, número que saltou para 1,6 milhão em 2015. Considerando os atendimentos feitos também pela rede fixa, os postos do AcessaSP fizeram, no ano passado, cerca de 6,5 milhões de atendimentos.

Os postos do AcessaSP foram criados pelo Governo para atender a população que não tem acesso à internet. As pesquisas sobre o uso da internet no Brasil têm mostrado que essa necessidade ainda existe, apesar dos avanços deste serviço em todo o país. De acordo com a análise do suplemento de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2014, entre os brasileiros com renda domiciliar mensal per capita de até ¼ de salário mínimo, apenas 28,8% têm acesso à rede. É principalmente para esse público que o governo mantém um programa de inclusão com a capilaridade do AcessaSP.

“Os dados mostram que ainda existe uma parcela da sociedade excluída digitalmente. Por isso, estamos reformulando a política do programa para inovar – tanto nas tecnologias como nos serviços”, observa Cibele Franzese, da Subsecretaria de Tecnologia. Com a rede sem fio, os usuários do AcessaSP poderão se conectar à Web usando também seus dispositivos, como smartphones, tablets e notebooks. Dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) indicam que o Brasil terminou fevereiro com 258,1 milhões de celulares.

As 849 unidades em funcionamento no território do Estado de São Paulo cobrem 589 municípios, 43 deles em zona rural. O AcessaSP funciona em parceria com as prefeituras e com outros órgãos governamentais, como Poupatempo, CIC, EMTU, CPTM, Bom Prato e Itesp.

No edital do Wi-Fi, a contrapartida das prefeituras é apoiar e incentivar o monitor do posto do AcessaSP a desenvolver um projeto, voltado para a comunidade local, para potencializar o uso daquela unidade. Serão benvindas iniciativas inovadoras de Tecnologias da Informação e Comunicação, como desenvolvimento de software livre, aplicativos e cultura hacker.

A Rede de Projetos, criada para incentivar usuários e monitores a aproveitarem a infraestrutura dos postos para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico da população, reúne mais de 2 mil projetos. Para conhecer algumas dessas iniciativas acesse http://rede.acessasp.sp.gov.br/og.

Mais informações sobre o edital estão disponíveis no endereço http://www.acessa.sp.gov.br/acessasemfio.

Mais informações:
Diretoria de Serviços ao Cidadão
(11) 3247-1391 / 1384
STSC
(11) 2193-6884