Governo de SP investe R$ 5 milhões no fortalecimento do Projeto Guri

Alunos de Franca e região farão apresentação especial em comemoração ao lançamento do "Toca mais, Guri!" no Teatro Municipal da Cidade, no dia 27 de junho

seg, 23/06/2014 - 17h14 | Do Portal do Governo

Uma apresentação especial do Projeto Guri em Franca, no dia 27 de junho, marca o lançamento do “Toca mais, Guri!”, programa criado pela Secretaria de Estado da Cultura com o objetivo de oferecer ainda mais qualidade às ações desenvolvidas pelo Projeto Guri no interior e litoral paulistas. O investimento de R$ 5 milhões será utilizado na aquisição de quatro mil instrumentos musicais e na construção de uma nova luteria, em Franca, entre outras importantes ações.

“O Projeto Guri é um dos maiores programas da Secretaria de Estado da Cultura no interior e no litoral, com ações de extrema abrangência tanto na área de formação artística quanto de difusão. Por isso, é um orgulho muito grande poder anunciar mais esse investimento, que possibilitará o fortalecimento das ações realizadas pelo Projeto em 370 polos”, diz o Secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araujo.

“A ampliação proporcionará ainda mais qualidade ao ensino da música dentro do Projeto, que já atendeu mais de 540 mil crianças e adolescentes, em seus 19 anos de existência. Todas as ações reforçam a missão do projeto de promover a prática coletiva, incentivando o desenvolvimento humano”, afirma a diretora executiva da Amigos do Guri, Alessandra Costa.

Com o objetivo de fortalecer as ações desenvolvidas pelo Projeto Guri nos polos do interior e do litoral de São Paulo, o “Toca mais, Guri!” permitirá a compra de aproximadamente quatro mil instrumentos musicais. Duzentos deles, de alta qualidade, serão destinados aos Grupos de Referência – formados por alunos e ex-alunos de maior destaque na rede, escolhidos por um processo seletivo. As compras incluem teclados de percussão, instrumentos de percussão sinfônica, percussão étnica e de sopros.

As novas aquisições também visam à ampliação do Programa de Empréstimo de Instrumentos, que possibilita aos alunos levar o instrumento para estudar em casa, um complemento fundamental para o aprimoramento técnico dos estudantes de turmas avançadas e participantes dos Grupos de Referência. Com isso, o número de beneficiados com o programa de empréstimo aumentará de mil para cinco mil alunos.

Outra novidade é que a Orquestra Verde do Guri será expandida. Além de Franca, os Grupos de Referência de Santos e de Araçatuba também ganharão violões produzidos com madeira maciça certificada pela Forest Stewardship Council (FSC), organização responsável pelo manejo florestal sustentável ao redor do mundo. Com isso, o Guri terá mais duas Orquestras Verdes.

Franca receberá, ainda, uma oficina de luteria que possibilitará aos alunos adquirir mais conhecimentos sobre o processo de construção e manutenção dos instrumentos de corda utilizados por eles. A oficina funciona, também, como uma capacitação, permitindo que os guris possam ingressar em cursos profissionalizantes na área. As Luterias de Itapeva (foco em violino) e Ouro Verde (foco em violão) terão suas oficinas readequadas, com novos maquinários, ferramentas e materiais de consumo.

O “Toca mais, Guri!”  também fortalece as atividades desenvolvidas em projetos especiais como o Bloco do Guri e o Pandeiro Brasileiro. A obtenção de acordeons, tubas, kits de instrumentos de bateria de escola de samba, entre outros, permitirá a expansão de novos cursos e o aprofundamento do ensino. Além disso, outros materiais, instrumentos e acessórios utilizados em sala de aula serão substituídos com o objetivo de modernizar as aulas e melhorar a qualidade do ensino.

Comemoração especial

Em parceria com o Conservatório de Tatuí, a organização social Amigos do Guri – responsável pela gestão do projeto no interior, litoral e Fundação Casa – realiza espetáculo em comemoração ao anúncio do novo programa, no Teatro Municipal de Franca. Aberto ao público e gratuito, o evento reúne os integrantes da Orquestra Verde do Guri (Grupo de Referência de Franca) e Grupo de Choro do Conservatório.

Estarão presentes o secretário Marcelo Mattos Araujo, o prefeito de Franca, Alexandre Augusto Ferreira, a diretora executiva e o diretor educacional da Amigos do Guri, Alessandra Costa e José Henrique de Campos.

A Orquestra do Guri, composta por violões, violas caipiras e cavacos, abre a apresentação. Vinte alunos de desempenho avançado, de Franca e região, executam repertório calcado na música popular brasileira. Entre as canções estão “Assum Preto”, de Luiz Gonzaga, “Vide Vida Marvada”, de Rolando Boldrim, e “João e Maria”, de Chico Buarque. Com formação instrumental original e inusitada, o grupo, coordenado por Rossiny Xavier, é um dos destaques do Projeto Guri e já tocou com importantes músicos brasileiros, como o violeiro Ivan Vilela.

Em seguida, os alunos de Tatuí, ao lado do violonista e coordenador Alexandre Bauab, mostram a importância do Choro como gênero musical. Munidos de violões sete cordas, bandolim, cavaco, percussão e flauta transversal apresentam canções marcantes do universo artístico brasileiro, como, “Acerta o Passo”, de Pixinguinha, “Acorda”, de Caio Cury e “Pé Redondo”, de João Camareiro.

Da Secretaria da Cultura